marcospaulo in112 de novembro de 2012
linha-gif

Passado pouco mais de um ano após ter diagnosticado um câncer no esôfago, o ator e diretor Marcos Paulo, da Rede Globo, morreu na noite deste domingo em sua casa no Rio de Janeiro. A causa do falecimento foi embolia pulmonar. Segundo comunicado divulgado pela Central Globo de Comunicação em maio de 2011, quando o diretor descobriu o tumor em exames de rotina, foi dado início imediato ao tratamento. Após ser submetido a uma cirurgia para remover o câncer, ele deixou o hospital em três semanas e, aos poucos, retomou normalmente suas atividades.

MARCOS PAULO SIMÕES era paulistano, nascido em 1.º de março de 1951. Passou boa parte de sua vida no Bairro do Bixiga, conhecido pela boemia e pelas marcas da imigração na cidade de São Paulo. Ele era televisão. Sua carreira artística na televisão começou com a interpretação. Como ator, desde 1967, fez diversas novelas de sucesso, como Gabriela (1975), Sinhá Moça (1986) e Tieta (1989). Um personagem marcante de sua carreira foi o primo Basílio, do romance homônimo de Eça de Queiroz, que foi adaptado para a TV, no formato de minissérie, em 1988.

Seu primeiro trabalho como diretor foi na novela Dancin’ Days (1978). Com o passar dos anos, evoluiu profissionalmente dentro da Rede Globo, tornando-se o responsável por um dos núcleos de direção de programas da emissora. No cargo, ele produziu ao longo de 24 anos, além de novelas, a série Malhação, especiais de fim de ano, o humorístico Os Caras de Pau, entre outros programas. No cinema, o diretor lançou no ano passado seu primeiro – e único – longa-metragem, o filme Assalto ao Banco Central, recebido com desdém pela crítica especializada, mas que teve bom desempenho nas bilheterias, chegando a 1,9 milhão de espectadores.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados