stargate1Amanda

AMANDA TAPPING nasceu no dia 28 de agosto de 1965 na cidade de Chelmsford, Condado de Essex, Inglaterra. Considera-se também canadense, pois mudou-se com a família para a Província de Ontário quando tinha três anos de idade. Graduou-se no segundo grau no Instituto Colegial de Toronto Norte, onde se destacou em peças teatrais. Por isso, em seguida, matriculou-se no curso Artes Dramáticas da Universidade de Windsor da cidade de Toronto.

Após a formatura, continuou a estudar artes cênicas. Deu início também à carreira profissional de atriz com atuação no teatro. Teve a primeira oportunidade na televisão em 1991 num episódio da série “Rua Legal”. No cinema, apareceu pela primeira vez na ação de suspense “Armadilha Sedutora”, lançado em 1995. Depois de diversos outros trabalhos de média expressão, teve a grande oportunidade em 1997 ao ser escalada para a personagem Samantha Carter da série “Stargate SG-1”. A série, um dos maiores sucessos da MGM em todos os tempos, ficou no ar até 2007.

A Amanda participou de 211 episódios em vinte temporadas. Na trama, a personagem é uma tenente-coronel da Força Aérea que, junto com outros oficiais, utiliza um portal temporal para explorar outros mundos e defender o planeta de ameaças alienígenas. A série teve diversos spin-offs, com destaque para os filmes “Stargate: A Hora da Verdade” e “Stargate: A Linha do Tempo”, ambos de 2008. Também deu origem à série “Stargate: Atlantis” com 29 episódios até 2009. Ainda na televisão, a atriz também se destacou entre 2018 na série “Sobrenatural”. Na carreira, além de 54 créditos como atriz, ela funcionou como diretora em 24 produções, com destaque para dois episódios da série “Siren: A Lenda das Sereias” de 2008 e dois episódios da série “Pátria: Forte Salém” de 2021.

01 02 03 04

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados