f2Cássia
Eller

CÁSSIA REJANE ELLER nasceu no dia 10 de dezembro de 1962 e morreu no dia 29 de dezembro de 2001 na cidade do Rio de Janeiro. Filha de um sargento paraquedista do exército, mudou-se com seis anos de idade para a cidade de Belo Horizonte. Com doze, voltou para o Rio de Janeiro. Nessa época, já apresentava nas reuniões familiares um timbre vocal muito especial. Mas só se interessou em seguir a carreira musical com 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Com 18 anos, acompanhou a família na mudança para a cidade de Brasília.

Na capital federal, participou de um coral, trabalhou em óperas e se tornou cantora de um grupo de forró. Para perseguir a liberdade pessoal, mudou-se com 19 anos para a cidade de Belo Horizonte. O primeiro disco saiu relativamente tarde em 1990, quando tinha 28 anos. Mas o trabalho, intitulado apenas “Cássia Eller”, agradou os críticos. Esses críticos viram nela a única cantora naquele momento que não buscava imitar a Elis Regina, então a maior do Brasil. No segundo disco “O Marginal” de 1992, adotou um repertório abrangente. Novamente, foi muito aplaudida pela crítica. Além de composições próprias, recuperou importantes parcerias.

A partir daí, tornou-se uma referência para a música popular brasileira. Com um vozeirão poderoso, passeava com facilidade por diversos gêneros como o rock, o grunge e até o samba. No total na carreira foram seis álbuns de estúdio, com destaque para o “Com Você, Meu Mundo Ficaria Completo” de 1999, cujas vendagens ultrapassaram a marca das trezentas mil cópias. Além disso,  o disco foi indicado para o prêmio de “melhor álbum de rock” no Grammy Latino. Deixou outros seis álbuns ao vivo, 14 compilações e quatro videoclipes: “Teu Bem” (1992), “Malandragem” (1994), “Nós” (1998) e “O Segundo Sol” (1999). Em 2014, o cineasta Paulo Henrique Fontenelle lançou o documentário “Cássia”, no qual expõe cenas até então inéditas da vida da artista, morta precocemente aos 39 anos.

musical1 rock in rio1 solta1 documentário1

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados