jean champollionChampolion

JEAN-FRANÇOIS CHAMPOLION nasceu no dia 23 de dezembro de 1790, na cidade de Figeac, Região da Occitânia, França. Morreu no dia quatro de março de 1832, na cidade de Paris. Linguista, é considerado o fundador da egiptologia.

Autodidata, com dezesseis anos, leu perante a Academia de Genoble, cidade histórica do sudeste francês, um documento em que afirmava ser o cóptico, a antiga língua do Egito. Com vinte anos, dominava mais de dez línguas, entre as quais o latim, o hebreu e o chinês. Assim, foi nomeado professor no Liceu de Grenoble. Sua primeira decifração dos hieróglifos data de 1821. Em 1824, foi enviado pelo rei Carlos X à Itália para visitar antiguidades. Ao voltar, assumiu a direção do museu egípcio do Louvre.

Em 1828, dirigiu uma expedição científica ao Egito e, em 1830, elegeu-se membro da poderosa Academia Francesa. No ano seguinte, recebeu a cátedra de egiptologia do Colégio da França, curso criado especialmente para ele. Deixou as obras “O Egito e Seus Faraós”, publicada em 1914, e “Precisão do Sistema Hieróglifo”, de 1924. Postumamente, foram publicados os livros “Gramática Egípcia” (1836) e “Dicionário Egípcio na Escrita Hieróglifa” (1843). Morto em 1832, seus restos foram depositados no Cemitério do Père-Lachaise, na cidade de Paris.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados