Imprimir
Categoria: Matemáticos
Acessos: 974

girolamo cardano1Girolamo Cardano

GIROLAMO CARDANO nasceu no dia 24 de setembro de 1501, na cidade de Pávia, Região da Lombardia, Itália. Morreu no dia 21 de setembro, na cidade de Roma. Filho natural de um jurista milanês, nasceu autodidata. Completou os estudos formais nas universidades da cidade natal e da cidade de Pádua. Graduado, ocupou cátedras nas universidades de Pávia, Milão e Bolonha, interessando-se profundamente pela medicina, física e astrologia.

Para aprofundar os estudos, viajou à Escócia, Inglaterra e França. Pensador exaltado, chegou a ser preso sob a acusação de heresia. Posto em liberdade, rumou para a cidade de Roma, onde ficou sob a proteção do papa Gregório XII. Escreveu mais de uma centena de obras sobre os mais diversos assuntos. As mais importantes são os tratados de aritmética e álgebra, de 1545, e uma autobiografia, publicada postumamente, em 1643, sob o título de “Da Vida Própria”.

Deve-se a ele a divulgação da fórmula resolutiva das equações cúbicas, chamada, por isso, “Fórmula do Cardano”. Publicou também as obras “Das Coisas Variadas” e “Das Coisas Sublimes”, nas quais descreve dois mecanismos que provavelmente inventou. A primeira, a “Suspensão Cardano”, formada por dois círculos concêntricos, montados sobre eixos perpendiculares entre si, o que permite a um objeto, situado no meio, estar verticalmente ao conjunto em todas as posições. A segunda, a “Transmissão Cardano”, na qual dois eixos em ângulo podem transmitir sua rotação, fórmula largamente utilizada em mecânica.