[sigplus] Critical error: Image gallery folder atores/CharlesBronson is expected to be a path relative to the image base folder specified in the back-end.

 charles-bronson in1Síntese Biográfica
linha-gif

CHARLES BRONSON, nome artístico de Charles Dennis Buchinsky, nasceu no dia 3 de novembro de 1921 na localidade de Ehrenfeld. Morreu no dia 30 de agosto de 2003 na cidade de Los Angeles.

Filho de um mineiro lituano (de ascendência tártara lipka), cresceu na Pensilvânia sem falar uma palavra de inglês. Apesar de ter completado o segundo grau, era esperado que ele se juntasse ao pai e seus irmãos no trabalho em minas de carvão. Porém, foi no cinema que ele se projetou e, apesar da longa carreira, que teve início nos anos 50, somente ganhou popularidade na década de 1970. Nessa fase, ficou conhecido como “o homem de poucas palavras e muita ação”, pelas características de seus personagens. Antes mesmo de participar de qualquer filme, somente pôde conhecer o mundo, além do local onde cresceu, quando serviu no exército americano, durante a Segunda Guerra Mundial, dirigindo caminhões.

Começou no cinema nos anos 1950, com filmes como You're in the Navy Now (1951), e The People Against O'Hara (1951), sem ter seu nome creditado. Ao passar a aparecer nos letreiros, usou ainda o nome de nascimento (Buchinsky). Começou a assinar Bronson em 1954, a partir do filme Drum Beat. Iniciou a fase de sucesso nos anos 1960. Apesar da relativamente pequena a sua participação no filme Sete Homens e Um Destino, ficou conhecido quando esse western passou a ser considerado um dos melhores da década. Depois de atuar em filmes de aventura como Robur, o Conquistador (1961), Fugindo do Inferno (1963) e Os doze condenados (1967), foi para a Europa em 1968, onde atores de filmes de ação estavam obtendo melhores oportunidades.

charlesbronson in1Nos anos de 1970, voltou para os Estados Unidos e fez sucesso como o maior astro de filmes de ação. Seu primeiro grande filme nesse nova fase foi Assassino a Preço Fixo, de 1972, no qual interpretou um assassino profissional. No filme Fuga Audaciosa, de 1975, é mostrado um plano de fuga de uma prisão, utilizando-se um helicóptero que, pilotado por ele, pousa no pátio de um presídio e resgata o prisioneiro interpretado por Robert Duvall. A cena se tornou famosa no Brasil, pois teria inspirado a fuga do bandido Escadinha, que usou o mesmo estratagema para fugir do presídio carioca da Ilha Grande, em 1985.

Mas, o maior “empurrão” em sua carreira foi com o clássico Desejo de Matar, de 1974, que o consagrou na pele de Paul Kersey, um pacato arquiteto da cidade de Nova Iorque, que tem sua mulher morta e sua filha estuprada por três bandidos. A partir daí, passa a agir como um “vigilante”, perseguindo os criminosos nas ruas à noite. Desejo de Matar teve mais quatro sequências: Desejo de Matar 2 (1982), Desejo de Matar 3 (1985), Desejo de Matar 4 — Operação Crackdown (1987) e Desejo de Matar 5 (1994). Foi dublado no Brasil na maioria de seus filmes pelo também falecido Garcia Neto (1932-1997).

{gallery}atores/CharlesBronson{/gallery}

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados