medicina2021Julius
& Ardem

04/10/2021 — O neurocientista americano David Julius e o biólogo molecular libanês Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina em 2021, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia. O prêmio é consequência das descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano. As descobertas explicaram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais no sistema nervoso. Os canais identificados pelos cientistas estão sendo usado para desenvolver tratamentos para uma série de doenças, incluindo as dores crônicas.

O David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que respondem ao calor. O Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e nos órgãos internos. Os vencedores dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Ao divulgar o prêmio, a academia ponderou que as descobertas revolucionárias do americano e do libanês deram início a atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento na compreensão de como o sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos.

Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam na compreensão da complexa interação entre os sentidos e o meio ambiente. David Julius nasceu em 1955 na cidade de Nova York. Recebeu o doutorado em 1984 da Universidade da Califórnia em Berkeley e fez pós-doutorado na Universidade de Columbia em Nova York. É professor da Universidade da Califórnia em São Francisco. Ardem Patapoutian nasceu em 1967 na cidade de Beirute no Líbano. Recebeu o doutorado em 1996 do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena nos Estados Unidos. Também foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em São Francisco. É professor na Scripps Research na Califórnia e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes no Estado de Maryland desde 2014.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados