Nobel de Física

05/10/2021 — Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são os ganhadores do Prêmio Nobel de Física em 2021, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia. O prêmio decorre das contribuições inovadoras deles para a compreensão de sistemas físicos complexos. Os vencedores dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Metade do prêmio será dividido entre o Syukuro Manabe e o Klaus Hasselmann, pelos estudos em torno do modelo físico do clima da Terra. Esses estudos quantificam a variabilidade e prevê com segurança o aquecimento global. A outra metade coube ao Giorgio Parisi, pelas soluções teóricas para uma vasta gama de problemas na teoria de sistemas complexos.

Os laureados

giorgio parisi1GIORGIO PARISI nasceu no dia quatro de agosto de 1948 na cidade de Roma, capital da Itália. Formou-se na Universidade de Roma em 1970. Em 1973, assumiu o cargo de professor visitante na Universidade de Colúmbia nos Estados Unidos. Especializou-se em mecânica estatística, sistema que o levou a se tornar um estudioso em sistemas complexos. Os estudos dele redundaram na descoberta da interação de desordem e flutuações nos sistemas físicos das escalas atômicas às planetárias. Essa descoberta criou facilidades para as previsões climáticas. Antes do Nobel, ganhou diversos prêmios, com destaque para a Medalha Max Planck em 2011.

klaus hasselmann1KLAUS HASSELMANN nasceu no dia 25 de outubro de 1931 na cidade de Hamburgo, Alemanha. Formou-se em física na Universidade de Göttingen. Doutorou-se na Universidade de Hamburgo. Especializou-se em oceanografia, o que o tornou o maior estudioso do clima no país natal. Desenvolveu um modelo especial para estudar as variações climáticas. Nesse modelo, um sistema de com longa memória — o oceano — transforma sinais de ruídos brancos em sinais de ruídos vermelhos. Esses ruídos são importantes para prever as variações climáticas. Antes do Nobel em 2021, ganhou em 1990 o Prêmio Körber de Ciência Europeia.

syukuro manabe1SYUKURO MANABE nasceu no dia 21 de setembro de 1931 na cidade de Shinritsu, Ilha de Kyushu, Japão. Formou-se e doutorou-se em física na Universidade de Tóquio. Especializou-se em meteorologia e climatologia. Nessas áreas, foi o pioneiro no uso de computadores para simular mudanças climáticas globais e variações naturais do clima. No laboratório da cidade de Princeton no Estado da Nova Jersey nos Estados Unidos desenvolveu modelos tridimensionais para estudar as mudanças climáticas no planeta. É membro Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e membro estrangeiro da Academia Europeia de Ciências.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados