dias-de-abreu in1Dias de Abreu

MANUEL DIAS DE ABREU nasceu no dia 4 de janeiro de 1894, na cidade de São Paulo. Morreu no dia 30 de janeiro de 1962, na cidade do Rio de Janeiro.

Com a tese Influência do Clima na Civilização, doutorou-se, em 1914, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi, a seguir, estudar em Paris, França, onde se tornou diretor de uma clínica de radiologia. Publicou várias obras técnicas, entre as quais Radiodiagnóstico na Tuberculose Pleuropulmonar, que é tida como a primeira interpretação radiológica das lesões pulmonares.

Descobriu e formulou métodos de exame e diversos aparelhos de grande valor para a medicina, como o meroscópio, a homografia vibratória, a tomografia subcutânea, a quimiografia e princípios médicos de radiogeometria. Sua maior contribuição para a saúde pública, contudo, foi a fotografia do écran fluoroscópio, que se tornaria conhecida como abreugrafia, um dos mais eficientes meios de detecção da tuberculose. Escreveu também várias obras poéticas. Entre as quais se destacam Meditações, Poemas Sem Realidade e A Luta Contra o Universo. O dia 4 de janeiro, seu dia de nascimento foi instituído como o dia nacional da abreugrafia em homenagem ao médico radiologista.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados