miguel-almeida1Miguel de Almeida

MIGUEL OZÓRIO DE ALMEIDA nasceu no dia 01 de setembro de 1890 e morreu no dia 02 de dezembro de 1952, na cidade do Rio de Janeiro.

Fisiologista brasileiro. A princípio, frequentou um curso especial, tendo em mente a matrícula na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Mas, a conselho do irmão — o médico e biólogo Álvaro Osório de Almeida —, resolveu entrar na Faculdade de Medicina, onde se doutorou em 1911, com a tese São os Reflexos Tendinosos de Origem Cérebro-Espinhal? Foi catedrático de fisiologia da Escola de Agricultura e Medicina Veterinária, diretor do laboratório do Instituto Osvaldo Cruz, professor e reitor da Universidade do Rio de Janeiro.

Sua dedicação à pesquisa pura e experimental e a disciplina de trabalho a que se impunha o tornaram, juntamente com o irmão Álvaro, um dos criadores da tradição científica da medicina brasileira. Ministrou também cursos em Paris, dos quais saíram alguns nomes notáveis da fisiologia e biologia francesas. Por isso, recebeu o Prêmio Einstein, concedido pela Academia de Medicina de Paris. Destacou-se também no estudo da fisiologia do sistema nervoso. Deixou quatro obras escritas: A Vulgarização do Saber, Almas Sem Abrigo, Tratado de Fisiologia e Ensaio, Críticas e Perfis. Foi presidente da Academia Brasileira de Ciências entre 1929 e 1931.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados