banting1Frederick Banting

Frederick Grant Banting nasceu no dia 14 de novembro de 1891, na localidade de Alliston, Canadá. Morreu no dia 21 de fevereiro de 1941, na Ilha de Terra Nova, vítima de um acidente aéreo.

Fez o ensino primário e secundário na sua cidade natal. Mais tarde, tentou entrar para o exército, mas foi recusado por causa de sua deficiência visual. Estudou medicina na Universidade de Toronto, formando-se em 1916. Agora, sim, no posto de médico, serviu ao exército de seu país na Primeira Guerra Mundial. Foi condecorado com a cruz militar por heroísmo em 1919. Voltou para o Canadá depois da guerra e estabeleceu consultório médico na Província de Ontário.

De 1921 a 1922, lecionou farmacologia na Universidade de Toronto. Com a ajuda de dois especialistas, iniciou em 1921 pesquisas sobre as secreções internas do pâncreas, as quais culminaram com a descoberta e isolamento do hormônio insulina, capaz de reduzir a taxa de açúcar no organismo. Isso tornou possível a sobrevivência de diabéticos. Em 1923, recebeu, juntamente com John Macleod e Charles Best — seus companheiros de pesquisa —, o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Nomeado diretor do Departamento de Pesquisa Médica da Universidade de Toronto, dedicou-se nos últimos anos de vida aos estudos sobre o córtex suprarrenal e o câncer.


Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados