20200709aCarlos Chagas

CARLOS RIBEIRO JUSTINIANO DAS CHAGAS nasceu no dia nove de julho de 1878, na cidade de Oliveiras, Estado das Minas Gerais. Morreu no dia oito de novembro de 1934, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de um cafeicultor, ficou órfão de pai com quatro anos de idade. Com oito anos, mudou-se para a cidade de Itu, interior de São Paulo, para estudar num colégio interno dirigido por jesuítas. Fugiu do internato em 1888 e recebeu como punição a expulsão. Depois de terminar os estudos secundários, matriculou-se na Escola de Ouro e Metalurgia da cidade de Ouro Preto.

Abandonou o curso ao perceber que a real vocação era a medicina. Transferiu-se, então, para a cidade do Rio de Janeiro, onde se formou em 1903. Na profissão de médico, destacou-se no combate à malária nos serviços de saúde do interior do país. Em 1907, começou a trabalhar no Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Chefiou um grupo de pesquisas sobre a tripanossomíase endêmica. Em 1909, descobriu o agente causador do mal, batizando-o de “Trypanossoma Cruzi” em homenagem ao Osvaldo Cruz. Descobriu também o agente transmissor, o inseto conhecido como barbeiro, de nome científico “Triatoma Megista”. A tripanossomíase passou então a se chamar “Doença de Chagas”, nome adotado no mundo inteiro.

Em 1910, o Carlos Chagas tornou-se membro da Academia Nacional de Medicina. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Schaudinn, láurea conferida pelo governo alemão em reconhecimento aos estudos originais sobre protozoologia. Depois, elegeu-se membro permanente do Comitê de Higiene da Liga das Nações e recebeu o título de doutor honoris causa de diversas universidades, dentre as quais a de Paris, França, e a de Harvard, Estados Unidos. Em 1925, recebeu o Prêmio Kümel da Universidade de Hamburgo, Alemanha. É um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento científico do Instituto Manguinhos do Rio de Janeiro, notabilizado pela produção de vacinas. Pelos serviços prestados à saúde pública do país, foi listado em 2000 entre as quinhentas personalidades mais influentes do Brasil em todos os tempos.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados