20201211aRoberto Koch

HENRIQUE HERMANN ROBERTO KOCH nasceu no dia 11 de dezembro de 1843 na cidade de Clausthal, Estado da Baixa Saxônia, Alemanha. Morreu no dia 27 de maio de 1910 na cidade de Baden-Baden. Bacteriologista, formou-se em medicina na Universidade de Gottingen. Começou a praticar a profissão na cidade de Niemegk em 1868 e na cidade de Rakwitz em 1869. Trabalhou como médico do exército durante a guerra franco-prussiana. Em 1872 foi para a cidade de Wollstein para assumir o posto de médico distrital.

No tempo livre, pesquisou as causas de algumas doenças infecciosas. Conseguiu provar experimentalmente em 1876 que o antraz era causado por uma bactéria específica. Nos estudos, desenvolveu técnicas para manipular as bactérias para criá-las em culturas puras. Publicou as conclusões em 1877. Em 1880 foi designado para a Repartição Imperial da Saúde e para a Faculdade Médica de Berlim. Nessa instituição, reuniu um brilhante grupo de assistentes. Em 1882, descobriu e identificou o micróbio causador da tuberculose. No ano seguinte, identificou o bacilo da cólera.

Em 1890, anunciou a descoberta da tuberculina, criando, assim, a esperança de cura para a tuberculose. Apesar de essa esperança não ter se confirmado, a tuberculina provou ser de grande ajuda para o diagnóstico da doença. Em 1891 foi nomeado diretor do recém-criado Instituto de Doenças Infecciosas de Berlim, cargo que manteve até 1904. Nesse instituto, concentraram-se alunos de todas as partes do mundo para aprender a nova ciência denominada “bacteriologia”. Depois de 1891, o cientista dirigiu diversas expedições na África e na América do Sul para o estudo da malária, da peste bovina, da peste e outras doenças tropicais. Em 1901, divulgou a teoria segundo a qual a tuberculose humana e a tuberculose animal não seriam exatamente a mesma doença. Em 1905 recebeu pelo conjunto da obra o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados