01Krebs

HANS ADOLFO KREBS nasceu no dia 25 de agosto de 1900 na cidade de Hildesheim, Estado da Baixa Saxônia, Alemanha. Morreu no dia 22 de novembro de 1981 na cidade de Oxford na Inglaterra. Depois de terminar o colégio na cidade natal, entrou na Faculdade de Medicina da Universidade de Göttingen. Depois de se formar, obteve a cátedra de medicina interna na Universidade de Friburgo. Mudou-se para a Inglaterra em 1931 para trabalhar na Universidade de Sheffield. Depois, tornou-se professor na Universidade de Cambridge e, finalmente, no Colégio Trinity de Oxford, um dos mais tradicionais do Reino Unido.

Os principais trabalhos de pesquisa dele giram em torno das análises do metabolismo celular, principalmente na transformação dos nutrientes em energia dentro das células. Nessas pesquisas, ele descobriu que certas reações conhecidas dentro das células estavam relacionadas entre si. Assim, em 1937, nomeou essa sucessão de reações de “Ciclo do Ácido Cítrico”. Mais tarde, a comunidade científica renomeou essas reações ao dar-lhes o nome de “Ciclo do Krebs”. O ciclo do ácido cítrico é o conjunto de reações energéticas que se produzem nos tecidos dos mamíferos. Por essas descobertas faturou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1953. Outras investigações desenvolvidas pelo cientista incluem os aspectos fundamentais do ciclo da ureia (urogênese) e o descobrimento da importância dos ácidos tricarboxílicos na respiração aeróbica.

acido citrico1Ácido
cítrico
O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio é um ácido orgânico fraco. Ele pode ser encontrado de forma abundante nas frutas cítricas, em especial a laranja e o limão. É usado como conservante natural (antioxidante). Também é tido como acidulante INS 330, o que dá um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas. Em bioquímica, é importante o papel do ácido cítrico como intermediário no metabolismo de quase todos os seres vivos. A descoberta do ácido cítrico é atribuída ao alquimista islâmico Jabir ibne Haiane, vivente no Século 8. A obtenção do ácido cítrico é obtido na indústria graças à fermentação da sacarose realizada por um micro-organismo chamado Aspergillus niger.


 

Medicina

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados