Equemo

EQUEMO era originário da cidade de Tégea na Tessália, assumiu o trono da Arcádia depois da morte do Licurgo. Defendeu a Região do Peloponeso contra a primeira tentativa de invasão dos Heráclidas, os filhos do Héracles (Hércules). Antes de duelar com o Hilo, estabeleceu com o adversário o seguinte acordo: se o vencesse, os Heráclidas se comprometeriam a desistir da conquista do Peloponeso pelo prazo de cinquenta anos ou cem anos para alguns autores.

O combate realizou-se no Istmo de Corinto nos arredores da cidade de Mégara. Depois de horas de contenda, o Equemo matou o filho mais velho do Héralcles. Como combinado, os Heráclidas retiraram-se da região. Conforme uma tradição, o herói peloponésio teria, depois de morto, sido sepultado em Mégara ao lado da tumba da vítima dele, o Hilo. Outros autores o incluem na expedição que os Dióscuros empreenderam contra a Região da Ática, onde fica a cidade de Atenas, para libertarem a Helena, raptada pelo Teseu.

Referências

ARCÁDIA —  Unidade regional da Grécia localizada na Península do Peloponeso no sul do país. Hoje, a capital é a cidade de Trípoli. O nome remete ao semideus Arcas, filho do deus supremo Zeus com a ninfa Calisto.

LICURGO — Era o filho mais velho e sucessor do Aleu. Ficou famoso por matar à traição um guerreiro chamado Areithous. Viveu mais que os filhos, morrendo numa idade avançada. Por isso, foi sucedido no trono da Arcádia pelo Equemo.

HILO — Filho do Héracles (Hércules) com a Dejanira. Considerado pelos irmãos o real herdeiro da tradição paterna, assumiu a chefia do clã dos Heráclidas. Desejando voltar à ao Peloponeso, onde o pai nasceu, comandou os irmãos na primeira invasão para a conquista daquela região.

HELENA — Era filha do deus supremo Zeus com a Leda. Ainda menina, foi raptada pelo herói ateniense Teseu. Os irmãos Castor e Pólux, chamados Dióscuros, libertaram-na. Temendo provocar uma guerra entre os numerosos pretendentes da moça, o Tíndaro — o pai mortal — fez com que todos jurassem respeitar a escolha pessoal dela.

TESEU — Filho do deus das águas Poseidon, é considerado o maior herói da cidade de Atenas. Ficou famoso ao combater o terrível Minotauro na cidade de Creta. Mas também cometeu atos ignóbeis como o rapto da Helena. O Teseu foi diversas vezes retratado no cinema.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados