Imprimir
Categoria: Reis Portugueses
Acessos: 1569

afonso-i-portugal1Afonso Henriques
AFONSO HENRIQUES DE BORGONHA nasceu em dia e mês incertos do ano de 1109, na localidade de Guimarães, Portugal. Morreu no dia 6 de dezembro de 1185, na cidade de Coimbra. Assumiu o trono português no dia 5 de dezembro de 1143.

Filho do conde Dom Henrique e de Dona Teresa. Com a morte do pai, o governo do Condado Portucalense (um feudo de Castela) passou para a mãe. Esta se envolveu em lutas com a irmã — Dona Urraca — e sofreu a oposição dos fidalgos portugueses, por sua ligação com Fernando Perez, um nobre da Galícia. Instigado por esses opositores, ele se rebelou contra a mãe, derrotando-a na Batalha de São Mamede em 1128.

Após ter conseguido que Portugal se libertasse de Castela, lançou-se contra os mouros, expulsando-os da região em 1139, na Batalha de Ourique. Depois disso, proclamou-se rei. Como Afonso VII de Castela não o reconhecia como tal, prosseguiu a guerra. Tomou Lisboa e Santarém em 1147 e, a seguir, a Estremadura, a Galícia e Elvas. Em sua última batalha, em Badajoz, foi aprisionado por Fernando II, que o obrigou a devolver as terras conquistas na Galícia. Regressando a Lisboa, passou a organizar a administração de Portugal. Após o reconhecimento do seu título pelo papa Alexandre III, as cortes libertaram Portugal da suserania de Castela. Com ele, começou a Dinastia de Borgonha, conhecida por Afonsina. Essa dinastia durou 244 anos.