tamerlao in1Tamerlão

Nasceu no dia 8 de abril de 1336, na localidade de Kesh (atual Shahrisabz), Uzbequistão. Morreu no dia 18 de fevereiro de 1405 na localidade de Otrar (atual Shymkent), Cazaquistão.

Conquistador e fundador do segundo império mongol. Dizendo-se descendente de Gengis-Khan, empenhou-se em reorganizar o império, desmembrado em vários reinos. Antes, havia sido nomeado ministro de Ilyas Khoja (o governador de Transoxiana), a quem trairia, proclamando-se, por volta de 1370, soberano e restaurador do império. Instalou-se então em Samarkand, de onde desencadeou uma série de guerras de conquista, estendendo seu domínio pelo Turquestão até Kashgar, tomado em 1380. Depois, aproveitando-se de conturbações políticas que ocorriam na Pérsia, conquistou sucessivamente Herat (1381), Fars, Iraque, Azerbaijão e Armênia (1386/94); Mespotâmia e Geórgia (1394).

Nesse período, combateu também Toktamish, antigo aliado e imperador da Horda de Ouro, destronando-o em 1391. Em seguida, ocupou a região do Cáucaso. Em 1398, invadiu a Índia, destruindo totalmente a cidade de Delhi. Entre 1399 e 1402, derrotou as forças do sultão do Egito e do sultão otomano Bajazid I. Controlando toda a Ásia Central, iniciou a conquista do Oriente. Morreu durante a marcha para a China. Em seguida, o império se dividiu em pequenos reinos, desaparecendo por completo no século XVI. Convertido ao islamismo, ele justificava suas violentas conquistas — que não poupavam cidades ou habitantes — utilizando o lema “Alá, sendo um, não pode haver senão um rei em toda a Terra”.


Em 1941, seu foi exumado de seu túmulo pelo antropólogo russo Mikhail Gerasimov. De seus ossos, ficou claro que era um homem alto e de peito largo, com ossos fortes no rosto. Descobriu-se também que as características faciais comportavam características da raça amarela, que apoiava, em parte, a noção de que ele era descendente de Genghis Khan. Gerasimov foi capaz de reconstruir a imagem do rei a partir de seu crânio. Sua altura era de 1,73 metros, alto para sua época. Também confirmou a claudicação, devido a uma lesão no quadril. O túmulo do líder mongol é protegido por uma laje de jade, na qual estão esculpidas as palavras em árabe: "Quando eu crescer, o mundo vai tremer”. Ele foi reenterrado com ritual islâmico completo em novembro de 1942, pouco antes da vitória soviética na Batalha de Stalingrado.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados