hostgator coupon black friday
Fato do dia: Batalha e Joana D´Arc

Fato do dia: Batalha e Joana D´Arc

12/06/1429 — Aconteceu no dia doze de junho de 1429 (há 597 anos) a Batalha de Jargeau na França. Jarjeau era um pequeno município situado na margem sul do Rio Loire na França Central. Foi a primeira batalha ofensiva comandada pela Joana d'Arc, um marco da Guerra dos Cem Anos, conflito que opôs a França à Inglaterra. A batalha envolveu três mil soldados franceses e cinco mil soldados ingleses. Os franceses venceram o embate. A Joana d'Arc destacou-se na linha de frente. Foi ferida por uma pedra ao subir uma escada de cerco, mas continuou a encorajar suas tropas até a rendição inglesa. O triunfo abriu caminho para a coroação do rei Carlos 7.º.  Clique no título.
O Buziges inventou a canga de bois para os arados

O Buziges inventou a canga de bois para os arados

BUZIGES — Frequentemente escrito Bouzyges, foi um importante herói cultural da Mitologia Grega, aclamado como o inventor da agricultura na Região da Ática. A ele é creditado o feito de ter sido o primeiro homem a atrelar bois a um arado. Por isso, é considerado o inventor da canga de bois. Atribui-se-lhe também a proibição de matar bois e touros, tendo em vista a necessidade do emprego desses animais nas lavouras. Em grego, o nome dele significa literalmente “aquele que atrela bois”. A canga é uma peça de madeira colocada sobre o pescoço de uma junta de bois. Ela serve para unir os dois animais para que trabalhem juntos e possam tracionar arados ou carroças.  Clique no título.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Batalha e Joana D´Arc
Fato do dia: Batalha e Joana D´Arc
O Buziges inventou a canga de bois para os arados
O Buziges inventou a canga de bois para os arados
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

paris1Medalhas

05/07/2024 — A ginasta guarulhense Rebeca Andrade se tornou a atleta mais reverenciada dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela faturou a medalha de ouro nos exercícios do solo ao somar 14.166 pontos. Deixou para trás as americanas Simone Biles (14.133), a medalha de prata, e Jordan Chiles (13.766), a medalha de bronze. No pódio, as duas adversárias reverenciaram a brasileira no gesto mais simbólico dos jogos até agora. A Rebeca, além dessa dourada, ganhou as medalhas de prata na modalidade individual e no salto. Também ajudou a equipe a faturar a medalha de bronze no geral. Com as quatro medalhas de Paris e as duas que ganhou em Tóquio, a ginasta passa para a história como a atleta brasileira mais laureada nos jogos olímpicos.

Rebeca

REBECA ANDRADE nasceu no dia oito de maio de 1999 na cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo. Começou a treinar com apenas quatro anos na escolinha de ginástica mantida pela prefeitura da cidade natal. Com treze anos em 2012 disputou o primeiro campeonato profissional. Tornou-se campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística. Superou algumas das ginastas mais famosas do país, como a Jade Barbosa e a Danielle Hypólito. Nas competições internacionais, a primeira medalha — uma de bronze — aconteceu em 2015 nas barras assimétricas da etapa da Copa do Mundo de Ginástica, evento realizado na cidade de Ljubljana na Eslovênia.

As primeiras medalhas de ouro vieram em 2017. Na etapa da Copa do Mundo de Varna (Bulgária) faturou o primeiro lugar nas disputas das barras assimétricas e do salto. A consagração mundial aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021. Faturou a medalha de ouro na prova do salto, competição em que esbanjou força, equilíbrio, graça e controle corporal. Com nota média de 15.083, ela superou a americana Mykala Skinner (14.916), a medalha de prata, e a sul-coreana Seojeong Yeo (14.733), a medalha de bronze. No total na carreira, a Rebeca soma quarenta e quatro medalhas: dezoito de ouro, vinte de prata e seis de bronze. Nos Jogos Olímpicos de Paris confirmou a boa fase ao conquistar quatro medalhas.


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20260613 Sarah Connor

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados