hostgator coupon black friday
Buno, o rei dos coríntios

Buno, o rei dos coríntios

BUNO — Filho do deus mensageiro Hermes com a Alcidâmia. O pai era um dos deuses mais mulherengos da antiguidade e a mãe uma das princesas mais bonitas da mitologia. Por isso, era também muito belo. Mas as qualidades dele também repousavam no sentido de liderança. Assim, quando o Eetes, rei da cidade de Corinto, partiu para uma expedição na região da Cólquida, recebeu a incumbência de conservar o trono para devolvê-lo em seu regresso ou, se fosse o caso, entregar a coroa ao legítimo herdeiro na ocasião propícia. O Eetes jamais voltou da Cólquida. Quando o Buno morreu, o cargo de rei passou para o Epopeu.  Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia.
Fato do dia: Coroação do Basílio 2.º

Fato do dia: Coroação do Basílio 2.º

22/04/960 — Aconteceu no dia 22 de abril do ano 960 (há 1.066 anos) a coração do Basílio 2.º para o cargo de co-imperador do Império Bizantino. Era da dinastia macedônica. A coroação se deu junto com a do seu irmão, o Constantino 8.º. Como os dois eram crianças na data da coroação, o império passou a ser governado sob a supervisão do tio avô deles, o Basílio Lecapeno. Em 985 assumiu o controle total do império ao afastar o influente tio-avô. Os primeiros anos de seu reinado de fato foram dominados por guerras civis contra dois poderosos generais da aristocracia da Anatólia: primeiro o Bardas Esclero e depois o Bardas Focas. Clique no título.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Buno, o rei dos coríntios
Buno, o rei dos coríntios
Fato do dia: Coroação do Basílio 2.º
Fato do dia: Coroação do Basílio 2.º
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

paris1Medalhas

05/07/2024 — A ginasta guarulhense Rebeca Andrade se tornou a atleta mais reverenciada dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela faturou a medalha de ouro nos exercícios do solo ao somar 14.166 pontos. Deixou para trás as americanas Simone Biles (14.133), a medalha de prata, e Jordan Chiles (13.766), a medalha de bronze. No pódio, as duas adversárias reverenciaram a brasileira no gesto mais simbólico dos jogos até agora. A Rebeca, além dessa dourada, ganhou as medalhas de prata na modalidade individual e no salto. Também ajudou a equipe a faturar a medalha de bronze no geral. Com as quatro medalhas de Paris e as duas que ganhou em Tóquio, a ginasta passa para a história como a atleta brasileira mais laureada nos jogos olímpicos.

Rebeca

REBECA ANDRADE nasceu no dia oito de maio de 1999 na cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo. Começou a treinar com apenas quatro anos na escolinha de ginástica mantida pela prefeitura da cidade natal. Com treze anos em 2012 disputou o primeiro campeonato profissional. Tornou-se campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística. Superou algumas das ginastas mais famosas do país, como a Jade Barbosa e a Danielle Hypólito. Nas competições internacionais, a primeira medalha — uma de bronze — aconteceu em 2015 nas barras assimétricas da etapa da Copa do Mundo de Ginástica, evento realizado na cidade de Ljubljana na Eslovênia.

As primeiras medalhas de ouro vieram em 2017. Na etapa da Copa do Mundo de Varna (Bulgária) faturou o primeiro lugar nas disputas das barras assimétricas e do salto. A consagração mundial aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021. Faturou a medalha de ouro na prova do salto, competição em que esbanjou força, equilíbrio, graça e controle corporal. Com nota média de 15.083, ela superou a americana Mykala Skinner (14.916), a medalha de prata, e a sul-coreana Seojeong Yeo (14.733), a medalha de bronze. No total na carreira, a Rebeca soma quarenta e quatro medalhas: dezoito de ouro, vinte de prata e seis de bronze. Nos Jogos Olímpicos de Paris confirmou a boa fase ao conquistar quatro medalhas.


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20260422 Ryu Hwa Young

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados