No dia catorze de dezembro de 1702 deu-se início à vingança dos 47rönins, samurais que, contrariamente à tradição japonesa, não tinham um mestre. Transformaram-se nesses guerreiros párias depois que o senhor deles foi obrigado a cometer suicídio (seppuku) por ter agredido um funcionário do governo. Assim, decidiram invadir a mansão do senhor que determinou a morte do mestre. Concluída a vingança, os rönins se entregaram às autoridades e cometeram logo após o seppuku. Essa passagem passou a condição da mais famosa lenda da história japonesa. Em 2013, a história chegou aos cinemas, filme que teve o astro Keanu Reeves na pele do líder dos rönins. Foi um dos maiores sucessos do ano.
BACANTES — Eram as seguidoras do deus do vinho Baco (Dioniso para os gregos). Acompanharam o deus na viagem dele à Índia. Não eram sacerdotisas, mas ocupavam lugar de destaque na religião e no culto a esse deus. Empunhavam o tirso, espécie de lança enramada de hera. Cobertas apenas por peles de leão, celebravam orgias com gritos e danças desnorteadas. Mergulhavam em êxtase místico e adquiriam uma força prodigiosa. Muitos heróis foram vítimas dessa força. Também eram chamadas Mênades. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia Grega.
ODHAIR THRISTÃO é jornalista e bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário adjunto de finanças entre 2009 e 2010. Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do Dia: 47 rönins
Bacantes, as acompanhantes do deus do vinho
Odhair Thristão: perfil
Não há artigos nesta categoria. Se há subcategorias mostradas nesta página, elas podem conter artigos.