hostgator coupon black friday
Briareu, o gigante de cinquenta cabeças

Briareu, o gigante de cinquenta cabeças

BRIAREU — Era um dos hecatônquiros gigantes de cem braços e cinquenta cabeças. Era filho do deus Urano e da deusa Reia. Sua extraordinária força o tornava temido pelos próprios deuses. Aliou-se a estes na luta contra os titãs, contribuindo poderosamente para a vitória do Zeus e dos olímpicos. Quando a deusa Hera, irritada com as traições do Zeus, instigou uma revolta das divindades contra o deus supremo, a deusa Tétis pediu ajuda ao Briareu. O gigante sentou-se ao lado do Zeus com uma expressão tão feroz que fez os rebeldes desistirem da luta. O Zeus o compensou dando-lhe a guarda do inferno. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama

Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama

O dia 21 de agosto de 1898 (127 anos) marca a fundação do Clube de Regatas do Vasco da Gama. É um clube que no início se dedicava às competições de remo. O nome é uma homenagem ao navegador português, o primeiro europeu a chegar à Índia pelo mar. Começou nas disputas de futebol nos anos de 1900. Faturou o primeiro título carioca em 1923. Seguiram-se mais vinte e três títulos, o último em 2016. Também ganhou quatrocampeonatos brasileiros nos anos de 1974, 1989 e 2000. O título mais importante da história do clube foi a Taça Libertadores da América em 1998. O clube revelou grandes craques para o futebol brasileiro, com destaque para o Roberto Dinamite, que atuou entre 1971 e 1991.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Briareu, o gigante de cinquenta cabeças
Briareu, o gigante de cinquenta cabeças
Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama
Fato do dia: Fundação do Vasco da Gama
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

Carpeaux

JOÃO BATISTA CARPEAUX nasceu no dia 11 de maio de 1827 na cidade de Valenciennes no Departamento Norte da França. Morreu no dia 12 de outubro de 1875 na cidade de Coubervoie. De origem humilde, conseguiu mudar-se para Paris graças a uma pensão do governo. Na capital estudou com o escultor François Rude. Em 1854 recebeu o Prêmio Roma de escultura, o que propiciou a ele mudar-se para a Itália. Em Roma triunfou como artista.

Príncipes e artistas de outros ramos desfilavam no atelier dele. Entretanto, na França, especialmente em Paris, foi friamente acolhido por considerarem a escultura dele “não conforme as regras”. Executou um grupo central de esculturas num novo pavilhão do Palácio do Louvre. Realizou uma estátua do príncipe medieval, bustos do imperador e da imperatriz, tornando-se o escultor oficial da corte com trinta e seis anos. A concepção dele de uma escultura viva renovou a arte do Século 18 e contrariou o academicismo oficial.

Nos anos seguintes executou duas obras de muita importância. A primeira foi um conjunto denominado “Quatro Partes do Mundo”, obras feitas entre 1867 e 1872 para uma fonte de Paris. A segunda, o conjunto “A Dança”, foi realizada em 1869 para a fachada da Ópera de Paris. Retratista nato, criou ainda uma incomparável galeria de figuras, sobretudo femininas: “Senhorita Fiocre” e “Senhora Carpeaux” entre outras. O talento de improvisador permitiu a ele realizar esboços rápidos e cenas instantâneas, entre as quais o salão da Princesa Matilda, uma quadrilha em Compiègne e uma noite na ópera.

01 o anjo ugolino escravo a danca

 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250821 Cindy Rioleder

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados