hostgator coupon black friday
Fato do dia: Patente do Rádio

Fato do dia: Patente do Rádio

No dia dois de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Os primeiros sistemas práticos de comunicação por rádio desenvolvidos pelo italiano transmitiam sinais telegráficos por ondas. O sistema foi inicialmente chamado de telegrafia sem fio. Até cerca de 1910 o termo também incluía uma variedade de outros sistemas experimentais para transmissão de sinais telegráficos sem fios, incluindo indução eletrostática e a indução eletromagnética. A invenção do Marconi possibilitou mais à frente a criação de emissoras. A primeira estação (1920) de rádio foi a KDKA na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. A primeira do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, apareceu em 1923.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Patente do Rádio
Fato do dia: Patente do Rádio
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

Carpeaux

JOÃO BATISTA CARPEAUX nasceu no dia 11 de maio de 1827 na cidade de Valenciennes no Departamento Norte da França. Morreu no dia 12 de outubro de 1875 na cidade de Coubervoie. De origem humilde, conseguiu mudar-se para Paris graças a uma pensão do governo. Na capital estudou com o escultor François Rude. Em 1854 recebeu o Prêmio Roma de escultura, o que propiciou a ele mudar-se para a Itália. Em Roma triunfou como artista.

Príncipes e artistas de outros ramos desfilavam no atelier dele. Entretanto, na França, especialmente em Paris, foi friamente acolhido por considerarem a escultura dele “não conforme as regras”. Executou um grupo central de esculturas num novo pavilhão do Palácio do Louvre. Realizou uma estátua do príncipe medieval, bustos do imperador e da imperatriz, tornando-se o escultor oficial da corte com trinta e seis anos. A concepção dele de uma escultura viva renovou a arte do Século 18 e contrariou o academicismo oficial.

Nos anos seguintes executou duas obras de muita importância. A primeira foi um conjunto denominado “Quatro Partes do Mundo”, obras feitas entre 1867 e 1872 para uma fonte de Paris. A segunda, o conjunto “A Dança”, foi realizada em 1869 para a fachada da Ópera de Paris. Retratista nato, criou ainda uma incomparável galeria de figuras, sobretudo femininas: “Senhorita Fiocre” e “Senhora Carpeaux” entre outras. O talento de improvisador permitiu a ele realizar esboços rápidos e cenas instantâneas, entre as quais o salão da Princesa Matilda, uma quadrilha em Compiègne e uma noite na ópera.

01 o anjo ugolino escravo a danca

 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250702 Ashley Tisdale

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados