hostgator coupon black friday
Britomártis, a ninfa filha da rede

Britomártis, a ninfa filha da rede

BRITOMÁRTIS — Era uma ninfa da cidade de Creta. Filha do deus supremo Zeus com a mortal Carme, amava a caça. Por isso, estava sempre ao lado da deusa Artémis. Fiel ao voto de castidade, recusou o amor do rei Minos. Este passou então a persegui-la por todo o território cretense. Sem mais poder se esquivar, atirou-se ao mar. Foi salva por pescadores, que a recolheram nas redes. A partir daí, recebeu o epíteto de “Dictina”, que significa “a filha da rede”. Os habitantes da cidade de Eginalhe ergueram um templo, onde passaram a venerá-la. Como a deusa Artémis, é representada no meio de cães e em traje de caça. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Fato do dia: Terremoto de Alepo

Fato do dia: Terremoto de Alepo

Aconteceu no dia onze de outubro de 1138 (887 anos) o Terremoto de Alepo, cidade da Síria. Foi um dos terremotos mais mortais da história. Estima-se que tenham morrido 230 mil pessoas e deixado outros tantos desabrigados. Estimativas de estudiosos contemporâneos revelam que esse terremoto chegou à magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Naquela época, Alepo era uma das mais importantes cidades da região, atrás apenas de Constantinopla na Turquia e do Cairo no Egito. Com a tragédia de 1138, sofreu um grande abalo econômico, principalmente por causa da sequência de novos terremotos ocorrentes entre junho de 1139 até maio de 1159, o que dificultou o trabalho de recuperação.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Britomártis, a ninfa filha da rede
Britomártis, a ninfa filha da rede
Fato do dia: Terremoto de Alepo
Fato do dia: Terremoto de Alepo
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

02Cassandro

CASSANDRO nasceu em dia e mês incertos do ano de 350 antes da Era Cristã. Morreu em dia e mês incertos do ano de 297 antes da Era Cristã. Rei da Macedônia. Era o filho mais velho do Antípatro, lugar-tenente do rei Filipe. Em 324, na corte do Alexandre, o Grande na Babilônia, protestou contra a cerimônia da prosternação ante o soberano. Desse fato surgiu a acusação da Olímpia, a mãe do Alexandre, de que ele tivesse envenenado o rei.

De volta à Macedônia, disputou o poder com o Polispercon, a quem o Antípatro tinha dado a soberania em 319 antes da Era Cristã. Conquistou a cidade de Atenas na Grécia em 317 a.C, aliando-se ao Ptolomeu I e ao Antígone. No ano seguinte derrotou a Rainha Olímpia na Batalha de Pidna. Ordenou a condenação dela à morte e entrou na linha de sucessão. Conseguiu isso casando-se com a Tessalônica, meio-irmã do Alexandre. No ano de 315 a.C. aderiu à coalização que se formou para depor o Antígone, cujo poder aumentava dia a dia.

Em 311 a.C., as partes em litígio assinaram um tratado de paz baseado na divisão territorial. Coube ao Cassandro o controle da parte europeia do reino até a maioridade do Alexandre Egos, filho do Alexandre Magno. Dois anos depois, sentindo aproximar-se o término do seu poder, mandou assassinar o herdeiro legítimo, juntamente com a mãe dele, a Roxana. Em 306 a.C., proclamou-se rei da Macedônia, título que foi confirmado com a vitória sobre o Antígone na Batalha de Ipso em 301 a.C. Com essa vitória obteve toda a Macedônia e grande parte da Grécia. Deixou três filhos: Filipe, que o sucedeu no trono em 297 a.C, Antípatro e Alexandre.


 

A Gata do Dia

 20251011 Cinthia Fernández

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados