hostgator coupon black friday
Britomártis, a ninfa filha da rede

Britomártis, a ninfa filha da rede

BRITOMÁRTIS — Era uma ninfa da cidade de Creta. Filha do deus supremo Zeus com a mortal Carme, amava a caça. Por isso, estava sempre ao lado da deusa Artémis. Fiel ao voto de castidade, recusou o amor do rei Minos. Este passou então a persegui-la por todo o território cretense. Sem mais poder se esquivar, atirou-se ao mar. Foi salva por pescadores, que a recolheram nas redes. A partir daí, recebeu o epíteto de “Dictina”, que significa “a filha da rede”. Os habitantes da cidade de Eginalhe ergueram um templo, onde passaram a venerá-la. Como a deusa Artémis, é representada no meio de cães e em traje de caça. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Fato do dia: Terremoto de Alepo

Fato do dia: Terremoto de Alepo

Aconteceu no dia onze de outubro de 1138 (887 anos) o Terremoto de Alepo, cidade da Síria. Foi um dos terremotos mais mortais da história. Estima-se que tenham morrido 230 mil pessoas e deixado outros tantos desabrigados. Estimativas de estudiosos contemporâneos revelam que esse terremoto chegou à magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Naquela época, Alepo era uma das mais importantes cidades da região, atrás apenas de Constantinopla na Turquia e do Cairo no Egito. Com a tragédia de 1138, sofreu um grande abalo econômico, principalmente por causa da sequência de novos terremotos ocorrentes entre junho de 1139 até maio de 1159, o que dificultou o trabalho de recuperação.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Britomártis, a ninfa filha da rede
Britomártis, a ninfa filha da rede
Fato do dia: Terremoto de Alepo
Fato do dia: Terremoto de Alepo
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

01Montoro

ANDRÉ FRANCO MONTORO nasceu no dia 14 de julho de 1916 e morreu no dia 16 de julho de 1999 na cidade de São Paulo. Foi o governador número 52 do Estado de São Paulo. Filho de um tipógrafo, começou a trabalhar ainda adolescente na oficina do pai. Terminado o colegial, fez concurso e entrou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde obteve a graduação em 1934. Posteriormente, graduou-se também em filosofia e pedagogia.

Nessas matérias conseguiu a licenciatura de professor em 1938. Nos anos seguintes, foi professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre 1940 e 1950 esteve no cargo de procurador do estado. Iniciou a carreira política em 1947 como vereador eleito da cidade de São Paulo pelo Partido da Democracia Cristã. A atuação combativa no parlamento municipal o levou à eleição para deputado estadual em 1950. Em 1958 foi eleito pela primeira vez deputado federal. Conseguiu a reeleição em 1962 e 1966. Ingressou no Movimento Democrático Brasileiro com a instauração do regime militar em 1964.

Pelo MDB conseguiu a eleição para o Senado Federal em 1970 e a reeleição em 1978. Aprovada a eleição direta para governadores de estado em 1982, candidatou-se ao cargo no Estado de São Paulo. Faturou o pleito ao obter 49% dos votos contra 25,6% do candidato Reinaldo de Barros (PDS), 13,6% do Jânio Quadros (PTB) e 10,7% do Hélio Bicudo (PT). À frente do mais importante estado do país fez uma administração de reconstrução. Além da recuperação administrativa, também participou ativamente do movimento das Diretas Já. Com a diversificação partidária a partir de 1988, tornou-se um dos fundadores do PSDB. Montoro é normalmente referenciado na literatura política como um dos maiores líderes políticos do país em todos os tempos.


 

A Gata do Dia

 20251011 Cinthia Fernández

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados