hostgator coupon black friday
Fato do dia: Patente do Rádio

Fato do dia: Patente do Rádio

No dia dois de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Os primeiros sistemas práticos de comunicação por rádio desenvolvidos pelo italiano transmitiam sinais telegráficos por ondas. O sistema foi inicialmente chamado de telegrafia sem fio. Até cerca de 1910 o termo também incluía uma variedade de outros sistemas experimentais para transmissão de sinais telegráficos sem fios, incluindo indução eletrostática e a indução eletromagnética. A invenção do Marconi possibilitou mais à frente a criação de emissoras. A primeira estação (1920) de rádio foi a KDKA na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. A primeira do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, apareceu em 1923.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Patente do Rádio
Fato do dia: Patente do Rádio
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

01Campos

JOSÉ JOAQUIM CARNEIRO DE CAMPOS nasceu no dia quatro de março de 1768 na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. Morreu no dia oito de janeiro de 1836 na cidade do Rio de Janeiro. Destinado inicialmente à carreira eclesiástica, chegou mesmo a tomar ordens com os beneditinos. Matriculado na Universidade de Coimbra em Portugal, desistiu da carreira religiosa. Seguiu cursos de ciências físicas e matemáticas, graduando-se em teologia.

Fez doutoramento em Direito Civil e permaneceu por alguns anos em Portugal como preceptor dos filhos do Conde de Linhares. Regressou ao Brasil em 1807 junto com a família real. Logo depois foi nomeado oficial-maior da Secretaria dos Negócios do Reino. Escolhido deputado para a primeira constituinte em 1823, dois dias depois da dissolução do congresso deixou o governo. Embora contrário à dissolução da constituinte, aceitou o cargo de conselheiro do Dom Pedro 1.º.

Nesse posto, passou a integrar a comissão especial encarregada de redigir a Carta Constitucional do Império do BrasilAssinou o projeto junto com outros em 11 de novembro de 1823. Em 1825 foi nomeado Visconde de Caravelas e senador do império em 1826. Em 1827 conseguiu a elevação do seu título para marquês. Ministro da justiça e do império entre 1826 e 1827, voltou a exercer esse cargo entre 1829 e 1830. Político hábil, manteve-se sempre independente ante a disciplina partidária. Era um liberal moderado e conciliador. Após a abdicação do Dom Pedro 1.º integrou a Regência Trina Provisória. Ao ser constituída a regência permanente foi vítima de um mal-entendido. Assim, não conseguiu a recondução para o cargo. Afastou-se então definitivamente da política.


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250702 Ashley Tisdale

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados