hostgator coupon black friday
Britomártis, a ninfa filha da rede

Britomártis, a ninfa filha da rede

BRITOMÁRTIS — Era uma ninfa da cidade de Creta. Filha do deus supremo Zeus com a mortal Carme, amava a caça. Por isso, estava sempre ao lado da deusa Artémis. Fiel ao voto de castidade, recusou o amor do rei Minos. Este passou então a persegui-la por todo o território cretense. Sem mais poder se esquivar, atirou-se ao mar. Foi salva por pescadores, que a recolheram nas redes. A partir daí, recebeu o epíteto de “Dictina”, que significa “a filha da rede”. Os habitantes da cidade de Eginalhe ergueram um templo, onde passaram a venerá-la. Como a deusa Artémis, é representada no meio de cães e em traje de caça. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Fato do dia: Terremoto de Alepo

Fato do dia: Terremoto de Alepo

Aconteceu no dia onze de outubro de 1138 (887 anos) o Terremoto de Alepo, cidade da Síria. Foi um dos terremotos mais mortais da história. Estima-se que tenham morrido 230 mil pessoas e deixado outros tantos desabrigados. Estimativas de estudiosos contemporâneos revelam que esse terremoto chegou à magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Naquela época, Alepo era uma das mais importantes cidades da região, atrás apenas de Constantinopla na Turquia e do Cairo no Egito. Com a tragédia de 1138, sofreu um grande abalo econômico, principalmente por causa da sequência de novos terremotos ocorrentes entre junho de 1139 até maio de 1159, o que dificultou o trabalho de recuperação.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Britomártis, a ninfa filha da rede
Britomártis, a ninfa filha da rede
Fato do dia: Terremoto de Alepo
Fato do dia: Terremoto de Alepo
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

Alexandra
20190423a20190423b

ALEXANDRA KOSTANTINOVNA KOSTENIUK nasceu no dia 23 de abril de 1984 na cidade de Perm, capital da província homônima, Rússia. Começou a jogar xadrez com cinco ano com o pai. Em 2001, com dezessete anos, chegou à final do Campeonato Mundial Feminino, mas perdeu para a chinesa Zhu Chen. Três anos mais tarde tornou-se campeã europeia ao vencer o campeonato de Dresden na Alemanha. Também venceu o Campeonato Russo em 2005.

Em 2006 tornou-se a primeira enxadrista russa a ganhar o Campeonato Mundial de Xadrez 960, uma variante do xadrez tradicional. Venceu a alemã Elizabeth Pähtz, então detentora do título. Em 2008 manteve o título no enfrentamento com a ucraniana Kateryna Lahno. Ainda em 2008 consagrou-se ao vencer o Campeonato Mundial Feminino (tradicional), derrotando na final a chinesa Hou Yifan. Desde novembro de 2004 tem o título de Grande Mestre, o mais alto concedido pela Federação Internacional de Xadrez. É a décima mulher no mundo a conseguir o título. Como modelo fotográfico posou para diversas revistas russas.

02 07 06

 

A Gata do Dia

 20251011 Cinthia Fernández

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados