rodin a-eterna-primaveraA Eterna Primavera

10/05/2016 — Uma escultura em mármore do francês Auguste Rodin foi leiloada por US$ 20,4 milhões, um recorde para o artista, no leilão de Arte Impressionista e Moderna da Sotheby's de Nova York, nos Estados Unidos. O valor foi para a estátua “L'Eternel Printemps”. A escultura mostra a figura de um homem beijando uma mulher que está ajoelhada. A imagem foi concebida pelo artista em 1884 e esculpida entre 1901 e 1903. O arremate foi o dobro previsto, que avaliava a escultura entre 8 e 12 milhões de dólares. O trabalho tem oitenta centímetros de largura por 66 centímetros de altura, talhada num único bloco de mármore. O recorde anterior para uma escultura do Rodin era de US$ 18,97 milhões de por “Eve”, leiloada em maio de 2008.

rodin bio1Auguste Rodin
FRANÇOIS-AUGUSTE-RENÉ RODIN nasceu no dia 12 de novembro de 1840, na cidade de Paris, França. Morreu no dia 17 de novembro de 1917, na cidade de Meudon. Filho de operários parisienses, teve dificuldades para financiar os estudos. Por isso, a partir de 1854, frequentou uma escola gratuita de desenho. Ao mesmo tempo, trabalhava para se manter. Mais tarde, tentou entrar na Escola de Belas-Artes, mas foi três vezes recusado. Até os 25 anos, não conseguiu destaque na carreira, pois lhe faltava um “protetor”. Essa figura apareceu na pessoa do decorador Carrieur-Belleuse (1824-1887).

rodin a-idade-do-bronzeTrabalharam juntos durante cinco anos. Nessa época, viajou para Bruxelas, na Bélgica, onde produziu esculturas para palácios oficiais. Quando voltou à capital francesa, expôs a sua primeira obra: “O Homem do Nariz Quebrado”. Entretanto, foi novamente recusado no Salão de Belas-Artes. A obra “A Idade do Bronze”, que enviara ao salão, causou grande escândalo. Inebriado pela própria técnica, desceu a detalhes inimagináveis. A escultura parecia viva. Isso, porém, não foi dito com elogio, mas como suspeita. Chegou-se a insinuar que o autor recobria de bronze um homem vivo. O artista protestou formalmente e os seus méritos foram finalmente reconhecidos.

rodin balzac-em-parisContemporâneo do Claude Monet, foi também sensível à estética impressionista e pós-impressionista. Os estudos para o “Monumento a Balzac” mostram certa tendência à espontaneidade e à improvisação. Em 1900, na realização da Feira de Paris, o prestígio era tanto que ele pôde fazer uma retrospectiva, com a apresentação de 168 obras, num salão que lhe foi especialmente dedicado. Sua obra dominou toda a escultura do século XIX e o início do século XX. Seu trabalho é interpretado como um dos maiores momentos da escultura universal, entre o declínio do romantismo e o nascimento da arte moderna. Embora realista, aproximou-se dos impressionistas pela facilidade de reter e transportar a instabilidade para além do gesto momentâneo.


 

 



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