antonio-bandeira1Bandeira: cearense com gosto francês

Nasceu no dia 26 de maio de 1922, na cidade de Fortaleza, Ceará. Morreu no dia 6 de outubro de 1967, na cidade de Paris, França.

Iniciou-se na pintura como autodidata. Transferindo-se para o Rio de Janeiro, realizou sua primeira exposição individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil. Obtendo bolsa de estudos do governo francês, seguiu para Paris, onde estudou na Escola Superior de Belas Artes e na Académie de la Grande Chaumière. Juntamente com os pintores Camille Bryen e AlfredWolsSchulze fundou o grupo Banbryols. Em seus primeiros contatos com o movimento artístico parisiense, mostrou-se ligado ao figurativismo, evoluindo depois em direção ao cubismo.

Após realizar uma exposição individual na capital francesa, retornou ao Brasil em 1950, onde permaneceu até 1954. Durante esse período, executou o mural do Instituto dos Arquitetos do Brasil e participou das duas primeiras bienais de São Paulo, sendo premiado na segunda. Voltando para a Europa, estabeleceu-se definitivamente em Paris. Realizou exposições em Londres (Inglaterra), Nova York (Estados Unidos), Buenos Aires (argentina) e em outras grandes capitais da cultura. Há obras de sua autoria no Museu de Arte Modera do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Moderna de Paris e outros.


antonio-bandeira2 antonio-bandeira3 antonio-bandeira4 antonio-bandeira5

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados