2026
Grammy
01/02/2026 — Foram entregues os prêmios relativos aos melhores da música em 2025. O maior vencedor do Grammy foi o cantor Kendrick Lamar. Ele levou cinco gramofones dourados para casa e se tornou o rapper mais vencedor a história do prêmio. São agora vinte e sete troféus. O porto-riquenho Bad Bunny, por sua vez, fez história ao ganhar o prêmio de álbum do ano com o “Debi Tirar Más Fotos”, o primeiro projeto em espanhol a conquistar esse feito. Entre as cantoras, a Lady Gaga ganhou dois prêmios, entre eles o de “melhor álbum pop” (“Mayhem”). A cantora Olivia Dean foi eleita a “artista revelação”, enquanto o grupo e o The Cure brilhou na música alternativa. Dois brasileiros também fizeram a festa no Grammy. A Maria Bethânia e o irmão Caetano Veloso faturaram o prêmio de “melhor álbum de música global”.
Lamar
KENDRICK LAMAR DUCKWORTH nasceu no dia 17 de junho de 1987 na cidade de Compton no Estado da Califórnia. O nome é uma homenagem ao cantor e compositor Eddie Kendricks do grupo The Templations. Foi diversas vezes preso na adolescência por causa do envolvimento com gangues. Mudou de vida ao se transferir para a cidade de Chicago no Estado do Iliinois, onde iniciou a carreira profissional. Lançou o primeiro album de estúdio, o “Section 80” em 2011. Seguiram-se mais cinco álbuns. O último deles, o “GNX”, foi lançado em 2024. O disco deu a ele os Grammys de “melhor álbum de rap”, “melhor performance de rap”, “melhor canção de rap”, “melhor videoclipe” e “melhor gravação do ano”.
Edição 2025
02/01/2025 — A 67.ª edição do Grammy Awards, cerimônia realizada na cidade de Los Angeles, teve a Beyoncé Knowles como grande destaque. Ela ganhou os prêmios de “melhor álbum do Ano” com o “Cowboy Carter” e de “melhor álbum country” (o mesmo). O Kendrick Lamar também se destacou com cinco prêmios, incluindo o de “melhor Performance de rap” pela música “Not Like Us”. O prêmio de artista-revelação ficou com a cantora Chappell Roan, seguida pela Sabrina Carpenter (“melhor álbum pop vocal”) e pela colombiana Shakira (“melhor álbum pop latino”). O “Caetano & Bethânia” deu aos brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia o prêmio de “melhor álbum de música global”.
![]() |
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados