mick-jagger livro123 de outubro de 2012
linha-gif

O escritor inglês Philip Norman é reconhecido por ter abordado episódios surpreendentes na biografia de John Lennon, como o desejo sexual do cantor, já crescido, pela mãe e pelo colega Paul McCartney. Em sua volta à seara do rock, ele agora biografa o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger. Varrendo da infância do menino Mike até a sua condecoração pela rainha Elizabeth II, o livro relata cronologicamente a história dos Stones, com direito a bastidores de momentos importantes, como a criação dos hits Satisfaction e Start me up. Episódios inglórios também merecem destaque na biografia: a misteriosa morte de Brian Jones, um dos fundadores da banda, a prisão de Jagger por porte de drogas na década de 1960, os seus relacionamentos turbulentos com mulheres famosas e as traições do cantor. O livro, publicado pela Companhia das Letras, tem tradução de Álvaro Hattnher e Claudio Carina, 624 páginas e preço sugerido de R$ 49,50.

rolling-stones in1Histórico

MICHAEL PHILIP JAGGER nasceu no dia 26 de julho de 1943 na localidade de Dartford, Inglaterra.

Não foi um sucesso imediato como vocalista dos The Rolling Stones. Para o guitarrista e fundador da banda Brian Jones, ele apenas fazia o que qualquer um podia fazer, que era cantar. Com o passar do tempo, o garoto que apenas balançava a cabeça enquanto cantava clássicos de Chuck Berry, foi ganhando cada vez mais espaço na banda. Aprendeu com outros cantores como obter audiência e rapidamente desenvolveu seu estilo único e pessoal. Abandonou a London School of Economics para ser vocalista dos Stones, que se tornaram são uma das maiores bandas de rock'n'roll do mundo. Com a banda,  foi uma das vozes mais expressivas da década de 1960 e uma das peças mais importantes da emblemática Swinging London. Em 1965, chegaram a dizer que ele era o ídolo de uma geração.

mick-jagger in1Também se tornou famoso pelos seus casos extra-conjugais e relacionamentos turbulentos. Foi casado duas vezes e teve sete filhos, um (Lucas), inclusive, com a brasileira Luciana Gimenez. Ele já disse em entrevistas, que não acredita em monogamia. Sua filha mais velha, Lizzy Jagger, que teve com Jerry Hall, é uma das modelos mais famosas da Inglaterra. Em 12 de dezembro de 2003, foi condecorado com o título de Cavaleiro do Império Britânico. Segundo a lenda, conta-se que poderia ter sofrido uma tentativa de assassinato em 1975, caso seus supostos agressores não tivessem sido atingidos por uma forte tempestade. A informação foi publicada na edição de 2 de março de 2008 pelo jornal britânico The Sunday Telegraph.

Os detalhes do complô teriam sido revelados por um ex-agente do FBI a uma rádio da rede britânica BBC, que elaborou uma série de programas sobre a entidade policial norte-americana. O ex-agente afirmou que membros do grupo de motociclistas Hell's Angels queriam se vingar do cantor, após um trágico show dos Rolling Stones no festival de Altamont, nos Estados Unidos, em 1969, quando um jovem foi assassinado por um membro da gangue. Os Hell's Angels supostamente faziam a segurança do evento e, após o crime, Mick Jagger teria dito que não queria mais os serviços do grupo. O plano então seria matar o líder dos Stones em sua casa de veraneio, nos Estados Unidos. Decidiram chegar ao local pelo mar, mas o bote no qual viajavam os supostos agressores foi atingido por uma tempestade.

Em 50 anos de carreira com o The Rolling Stones, foram 29 álbuns de estúdio, 16 álbuns de vídeo, 10 álbuns ao vivo, 31 álbuns de regravações, 57 vídeos musicais e 107 álbuns simples. Estima-se que a banda tenha vendido mais de 200 milhões de discos ao redor do mundo. Quanto ao vocalista, gravou quatro discos solo e enveredou também pelo cinema. Participou de doze filmes entre 1980 e 2010, com destaque para Freejack — Os Imortais, (veja o trailer abaixo) no qual interpretou um caçador de recompensas do futuro. Inúmeras de suas composições fizeram parte de trilhas sonoras de filmes famosos e séries de televisão.

{youtube}2jlaE_8zcMU{/youtube}

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados