walmor-chagas in1Walmor Chagas

O ator Walmor Chagas foi encontrado morto no dia 18/01/2013 em sua chácara, em Guaratinguetá, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A Polícia Civil da cidade confirmou a informação, afirmando que o óbito foi devido a um tiro na cabeça, levando a investigação a trabalhar inicialmente com hipótese de suicídio. Ele estava com 82 anos. O corpo do ator foi encontrado caído no chão por um funcionário da chácara, onde funcionava o Hotel 7 Nascentes, de propriedade do ator. Por volta das 18 horas, o caseiro ligou para a polícia, que encontrou o corpo do ator sentado na cozinha e com a arma no colo.

Walmor, no entanto, vivia num local bastante isolado do resto da cidade, cujo acesso só é possível por meio de uma íngreme estrada, parcialmente asfaltada. O ator vivia no local há cerca de 20 anos. Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1930, Walmor Chagas estrelou diversas novelas de sucesso ao longo de sua carreira televisiva, entre elas Locomotiva, na pele do personagem Fábio, Coração Alado, como Alberto Karany, e Salsa & Merengue, dando vida a Guilherme Amarante. Mas foi no teatro que o ator começou. E foi no palco que se consagrou como um dos grandes atores da dramaturgia brasileira.

Estreou no final dos anos 1940 e neles esteve até o final da década de 1990, mais de 50 anos depois. Também atuou em diversos filmes, entre eles Xica da Silva (1976), como o comendador João Fernandes, Asa Branca: Um Sonho Brasileiro (1980), além de adaptações de livros de Machado de Assis, casos de Um Homem Célebre (1976) e Memórias Póstumas (2001). Apesar de se ter mantido bastante ativo como ator até 2009, quando trabalhou na novela Mutantes: Promessas de Amor, exibida pela Rede Record,  se distanciou dos palcos, sua grande paixão, na última década. Em entrevista concedida há poucos anos ao programa Starte, da Globo News, explicou o afastamento do teatro foi uma escolha pessoal, já que o universo teatral não seria mais o mesmo. Ele foi casado com a atriz Cacilda Becker, morta em 1969, aos 48 anos, em decorrência de um derrame cerebral. Com ela, o ator teve sua única filha, Maria Clara Becker Chagas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados