mariguella1Marighella

04/11/2021 — O ator Vagner Moura está estreando como diretor. O filme “Marighela” sobre um dos personagens mais emblemáticos da história do país chegou aos cinemas. Produzido pela Globo Filmes e finalizado em 2019, o filme conta a história do guerrilheiro morto pela polícia de São Paulo numa emboscada em dezembro de 1969 no auge do regime militar. O Carlos Marighela, ante a falta de lideranças, assumiu a frente da luta armada contra a ditadura ao criar a Ação Libertadora Nacional. Além de dirigir, o Vagner Moura também assina o roteiro. Como ator, ele está em 2021 na nova temporada da série “Narcos” do canal da Netflix. Também terminou o filme “O Homem Cinzento”, uma produção americana.

frontal1WAGNER MANIÇOBA DE MOURA nasceu no dia 27 de junho de 1976 na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. Entretanto, foi criado no pequeno município de Rodelas também no estado baiano. Iniciou como ator ainda adolescente nos grupos amadores da escola. É formado em jornalismo. No início da carreira, chegou a funcionar como repórter da TV Bahia, retransmissora da Rede Globo. Como ator profissional, a estreia se deu com a peça “A Máquina”, montada em parceria com os amigos Lázaro Ramos e Vladmir Brichta.

No cinema, atuou primeiramente em curtas metragens até chegar ao filme “Sabor da Paixão”, lançado em 2001. Na televisão, chegou em 2003. Neste ano, fez  participações em algumas séries da TV Globo. A primeira novela  — a  “A Lua Me Disse” — aconteceu em 2005. Em 2007, destacou-se como o vilão Olavo Novaes da novela “Paraíso Tropical”. Antes disso, em 2006, tinha encarnado o presidente Juscelino Kubtscheck, na minissérie “JK”. No cinema, o principal personagem dele foi o Capitão Nascimento dos filmes “Tropa de Elite”. Em 2013, viveu o vilão Spider do filme “Elysium”, produção americana com o Matt Damon. Depois de mais de vinte anos como ator, estreou na direção em 2021 com o filme “Marighella”.

narcos1Globo de Ouro
10/12/2015 — O ator Wagner Moura foi indicado para concorrer ao Globo de Ouro de melhor ator de série dramática em 2015. A indicação aconteceu por causa do desempenho na pele do traficante Pablo Escobar na série “Narcos”, produzida e exibida pelo canal Netflix. Na trama, o brasileiro dá vida a uma das figuras mais emblemáticas do mundo do crime na década de 1980. O Escobar dominava completamente os cartéis colombianos da droga e passou a ser uma grande dor de cabeça para os Estados Unidos. O Globo de Ouro é entregue anualmente em janeiro de cada ano para as produções e os artistas que se destacaram no ano anterior. O prêmio é oferecido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados