La Famiglia
29/08/2018 — O filme “A Família” do italiano Ettore Scola, lançado em 1987, apresentou duas beldades de primeira linha para viver em épocas diferentes a personagem Adriana. Na juventude, o papel coube à americana Jo Champa. A personagem é o objeto do desejo do protagonista Carlo, interpretado pelo italiano Andrea Occhipinti. Mas os dois, pelas circunstâncias da vida, não ficam juntos. O rapaz se casa na verdade com a irmã dela, a Beatrice, personagem vivida pela italiana Cecilia Dazzi. Mas a Jo deu conta do recado. Deixou na boca dos italianos um leve sabor de mel. Tinha ela então dezenove anos. Até ganhar o papel, registrava apenas dois créditos no currículo. Antes em 1986,mostrara toda a sensualidade no drama histórico “Salomé” e num episódio da minissérie “Atelier”.
Jo Champa
ROSINA JO CHAMPA nasceu no dia 23 de janeiro de 1968 na cidade de Long Branch, Estado de Nova Jersey, Estados Unidos. Ainda criança, mudou-se com a família para a cidade de Roma, Itália, onde cresceu e fez os estudos primários e secundários. Começou a carreira como modelo. Com os tempoo, tornou-se uma das preferidas do estilista Gianni Versace. Ficou muito famosa nas passarelas na década de 1980, o que lhe abriu as portas para a carreira de atriz.
Estreou no cinema em 1986 na pele da personagem Salomé do filme homônimo. Depois de vários outros filmes, ganhou fama mundial ao viver em 1991 a filha do Steven Seagal no drama de ação policial “Fúria Mortal”. Também trabalhou como apresentadora de tevê e como colunista da revista Vogue. Como produtora, responsabilizou-se pelo documentário “Tributo a Sophia Loren”, trabalho financiado pela Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos. No total na carreira são trinta e um créditos.O último registro está no filme “Olívia”, um drama romântico lançado em 2021.