ELIZABETH BERKLEY LAUREN nasceu no dia 28 de julho de 1972 na cidade de Farmington Hills no Estado do Michigan nos Estados Unidos. Descendente de judeus, foi criada numa tradição conservadora. Detendora de heterocromia, seus olhos são meio verdes e meio marrons. Frequentou a escola primária e a escola secundária na cidade natal, onde alimentou o interesse para a dança. Na maioridade mudou-se para a cidade de Nova York, onde estudou balé e coreografia. Logo já estava no teatro participando de musicais.
A primeira chance como atriz aconteceu em 1986 num episódio da série “Dá Um Tempo”, no qual pôde mostrar os dotes de dançarina. Ainda na televisão, após participar de diversas outras séries, ficou conhecida com a personagem Jessi Spano da “Galera do Barulho”. Foram setenta e cinco episódios exibidos entre 1989 e 1992 na rede aberta NBC. O sucesso na tevê levou o diretor holandês Paul Verhoeven, conhecido por filmes de bastante conteúdo erótico, a convidá-la para o papel da Naomi Malone do “Showgirls”, drama musical lançado em 1995. O filme criou muita polêmica pela sugestão de lesbianismo.
Na trama, a personagem é uma jovem que sai do interior e vai para a cidade de Las Vegas para perseguir o sonho de ser bailarina. Muito competitiva, ela bate de frente no clube com a estrela principal do show, a Cristal Connors, personagem vivida pela atriz Gina Gershon. Cheio de cenas de nudez, o filme foi execrado pela crítica. Mas o carisma da atriz-dançarina e o apelo erótico fizeram dele um dos mais vistos no ano. Arrecadou US$ 37,8 milhões nas bilheterias. Entre 2008 e 2009, a atriz readquiriu o apreço da crítica com a personagem Julia Winston da celebrada série “CSI: Miami”. No total na carreira são sessenta e quatro créditos. O último registro está em dez episódios da série cômica “Uma Galera do Barulho” em 2022, cujos episódios estão na grade do canal HBO Max.