KERSTIN MARIANNE EKBERG nasceu no dia 29 de setembro de 1931 na cidade de Malmo na Região da Escânia na Suécia. Começou a trabalhar como modelo para revistas de moda na adolescência. Em 1950 participou e venceu o concurso de Miss Malmo. Representou a sua cidade no Miss Suécia e ganhou o título em 1951.
Em seguida, foi para os Estados Unidos representar o seu país no Miss Universo. Apesar de não vencer o concurso, ficou entre as seis finalistas. O lugar garantiu a ela um contrato como starlet da Universal Studios. Nos Estados Unidos conheceu o Howard Hughes, milionário produtor de filmes. Isso foi preponderanete para alavancar a sua carreira artística. Para ele, “Ekberg” era difícil de pronunciar. Ela, entretanto, recusou-se a mudar de nome.
Argumentou com uma lógica simples: se ficasse famosa, os fãs iriam naturalmente aprender a pronunciar o nome. Caso não ficasse famosa, o nome não teria nenhuma importância. Como contratada do estúdio, passou a receber aulas de interpretação, dança, locução, hipismo e esgrima. A combinação da beleza física e a agitada vida particular e social logo a transformaram numa pin-up. Em 1955 fez um instigante ensaio para a Playboy. Isso a tornou uma das mulheres mais famosas da época. Depois de pequenos papéis em vários filmes desde 1953, destacou-se em 1956 com a personagem Flo Randall, do filme “Domínio dos Homens Sem Lei”. Até 2002 foram 67 créditos como atriz.