Lena
LENA ENDRE nasceu no dia oito de julho de 1955 na cidade de Lidingö no Condado de Estocolmo na Suécia. Determinada a seguir a carreira de atriz, entrou depois do colégio na Academia de Artes da capital sueca. Antes de enveredar pelo cinema e a televisão, construiu uma sólida carreira no teatro. No cinema, a estreia se deu em 1984 no filme “Lutadores”, produção sueca cujo protagonista foi o americano Dennis Hopper.
O primeiro papel de destaque veio em 1987 na série “Loja de Departamentos”. Esteve nos 29 episódios exibidos até 1988. Tornou-se uma celebridade nacional com a minissérie “Kråsnålen” de 1988 e a série “Lorry” de 1989. O auge da carreira aconteceu na década de 1990, quando caiu nas graças da maioria dos diretores nórdicos, especialmente o compatriota Ingmar Bergman. A década começou muito bem com a participação no drama religioso “O Retorno do Jesus 2”, no qual interpretou a Madalena.
Voltaria em 1996 a encarar um tema religioso com o “Jerusalém: Uma Verdadeira História de Amor e Fé”. Fora da Suécia, da Noruega e da Dinamarca, países em que fez carreira irrepreensível, esteve na produção americana “O Mestre” de 2012, drama psicológico no qual contracenou com o Joaquin Phoenix e a Amy Adams. Também esteve num papel secundário na produção britânica “Kingsman: O Círculo Dourado” de 2017, no qual interpretou a rainha da Suécia. No total na carreira até 2021 são 64 créditos como atriz, um crédito como roteirista e um crédito como produtora.