Cabul

rio

CABUL é a capital do Afeganistão, país situado no centro do Continente Asiático. Não há informações concretas sobre o dia, mês e ano da fundação. Mas estudos arqueológicos indicam a presença de humanos no território há mais de 3,5 mil anos. Ocupa uma área geográfica urbana de 275 quilômetros quadrados. Tem 4.601.789 habitantes. O nome é uma referência ao rio que corta o território. Embora não haja certeza, muitos defendem a tese de que Cabul significa “aceitação”. Historicamente, a área foi disputada por diversos impérios por estar numa rota estratégica de comércio entre a Ásia Meridional e a Ásia Central.

As invasões soviética e americana em 1979 e 2001, respectivamente, destruíram a cidade. A reconstrução recomeçou apenas em 2003. Com a saída das tropas estrangeiras, o comando voltou para as mãos do Talibã, movimento fundamentalista e nacionalista islâmico. O relevo da cidade — como de resto de todo o país — é formado por cadeias montanhosas. No seu caminho para a foz na Índia, o Rio Cabul recebe águas de outros rios como o Logar, o Kunar e o Alingar. A economia é diversificada. A indústria não pôde crescer devido às limitações impostas pelo Talibã. A cidade depende muito da exportação de produtos primários como frutas secas, nozes, couro e lã de ovelhas. O turismo também é prejudicado pelas condições políticas adversas.

Referência

RIO CABUL é o principal curso d´água do Afeganistão. Tem setecentos quilômetros de extensão. A altitude na nascente aponta para 2.400 metros. O rio nasce nas montanhas de Sanglakh e deságua no Rio Indo na entrada do território do Paquistão. Passa pelas cidades de Cabul, Chaharbagh e Jalalabad.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados