Boa Vista
BOA VISTA foi fundada no dia nove de julho de 1890. Ocupa uma área de 5,687 mil quilômetros quadrados no nordeste do Estado de Roraima. É a capital do estado. Tem 413.486 habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2022. Não se tem uma versão oficial para a origem do nome. A tradição mais popular aponta para a “boa vista” que os viajantes tinham do lugar nos primórdios. Moderna, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, traçado planejado no período entre 1944 e 1946. Na economia, Boa Vista destaca-se especialmente no setor de serviços.
No setor industrial, as referências são as diversas fábricas de sabão, refrigerantes e arroz. Na agropecuária, a cidade é forte na produção soja, milho e gado de corte. O principal produto de exportação é o farelo de soja. No turismo conta com diversas atrações decorrentes da natureza exuberante, com destaque para o Parque Nacional do Monte Roraima e diversas praias fluviais, especialmente as do Rio Branco, o principal curso d´água que corta o território. A renda anual por habitante (PIB per capita) é considerada “média”. Segundo o IBGE, registra R$ 30.906,19, o que dá R$ 2.575,51 por mês.
Referência
MONTE RORAIMA — Está localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. Tem 538 quilômetros quadrados. A altitude é de 2.734 metros. Delimitado por falésias de cerca de mil metros de altura, o planalto apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. O monte ficou especialmente famoso entre 2014 e 2015 por ter sido ambiente para diversas cenas da novela “Império” da Rede Globo. A trama sugere que o protagonista teria ficado bilionário após ter encontrado no morro um diamante gigante. Além de diamantes, o morro é rico em estanho, tântalo e rochas ornamentais.