Tobias

TOBIAS BARRETO começou a ser formada 1599. Tornou-se vila no 23 de outubro de 1835. Elevou-se à categoria de cidade em 1909. Ocupa uma área de 1.025 quilômetros quadrados no sudoeste do Estado do Sergipe. Tem 52.613 habitantes. O nome é uma homenagem ao Tobias Barreto, jurista e escritor nascido no lugar em 1839. O relevo do território é predominantemente baixo e regular, com altitude média de cerca de 158 metros. A área não compreende grandes planaltos, mas possui um relevo ondulado com áreas de relevância turística, como serras, rios e riachos. A hidrografia de Tobias Barreto é marcada pela presença do Rio Real e do Rio Jabiberi

Eles moldam a região central-sul do estado. A cidade também abriga a Barragem Jabiberi, um importante reservatório que abastece a população urbana e rural, além de fornecer água para projetos de irrigação. A economia de Tobias Barreto depende especialmente do setor industrial, com destaque para as fábricas de produtos têxteis, o que lhe dá o título de capital nacional do bordado. Na pecuária, destaca-se a produção leiteira, que abastece as fábricas de queijo. Para o turismo receptivo conta com o Recanto da Serra, lugar que oferece trilhas e piscinas naturais. A renda anual por habitante (PIB per capita) é muito baixa. Registra R$ 12.405,95, o que dá R$ 1.033,82 por mês.

Referência

tobiasTOBIAS BARRETO DE MENEZES nasceu no dia sete de junho de 1839 na Vila de Campos do Rio Real (hoje Tobias Barreto) no Estado do Sergipe. Morreu no dia 26 de junho de 1889 na cidade do Recife (Pernambuco). Poeta, filósofo e jurista. Como filósofo, integrou a Escola do Recife, um movimento de grande força baseado no evolucionismo europeu. Como poeta foi o fundador do condoreirismo, escola literária marcada pela temática social e a defesa de ideias igualitárias. Na política, chegou a ser eleito para a Assembleia Provincial de Pernambuco. Em 1943, os moradores de Campos (antiga Vila de Campos do Rio Real) resolveram mudar o nome da cidade para Tobias Barreto para homenageá-lo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados