Santo Antônio

01

SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO foi fundada em 1722. Comemora o aniversário em catorze de maio, pois nesse dia em 1982 emancipou-se politicamente do município de Luziânia. Ocupa uma área de 943,9 quilômetros quadrados no centro-leste do Estado de Goiás. Tem 72.127 habitantes. O território começou a ser colonizado no Século 18 no auge do ciclo do ouro no Brasil. O nome é uma homenagem ao padroeiro Santo Antônio e uma referência ao Rio Descoberto. Historicamente, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva — o Anhangüera 2 —, procedente de São Paulo, esteve na região em 1722 com uma bandeira composta por 152 pessoas.

No Rio Descoberto acharam ouro. Assim, construíram uma capelinha em louvor ao Santo Antônio de Pádua e erigiram uma cruz de madeira no alto do Morro Montes Claros. O período de mineração aurífera não durou muito. Economicamente, o município passou a depender muito da agropecuária. Modernamente, Santo Antônio do Descoberto ganhou notoriedade pelas lavouras de produtos orgânicos que abastecem os mercados no entorno de Brasília, a capital federal. A cidade também se destaca na produção de frangos e nas lavouras de café. O setor industrial é incipiente. A renda anual por habitante (PIB per capita) aponta para R$ 10.740,31, uma das menores do país. Ocupa a posição 4.681 entre 5.570 municípios brasileiros.

Referência

02RIO DESCOBERTO — É um curso de água que faz a divisa do Estado de Goiás com o lado oeste do Distrito Federal. Ele nasce nos córregos do Barracão e Capão da Onça na região administrativa de Brazilândia. O rio é represado, o que dá forma ao Lago Descoberto. Esse lago é responsável por aproximadamente 60% da água utilizada para o abastecimento de Brasília, a capital federal. A bacia hidrográfica do Rio Descoberto abrange 895,9 quilômetros quadrados.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados