Areado

AREADO foi fundada 1823 com o nome de São Sebastião do Areado. Tornou-se distrito do município de Alfenas em 1891. Emancipou-se politicamente no dia dez de setembro de 1925. Ocupa uma área de 283,1 quilômetros quadrados no sudoeste do Estado de Minas Gerais. Tem 14.229 habitantes pelas estimativas de 2024 do IBGE. O nome é uma referência à grande quantidade de areia fina existente no território nos primórdios. O território era originariamente habitado pelos índios pataxós, que, pouco a pouco, foram se dizimando com a chegada dos colonizadores. O relevo caracteriza-se por montanhas e vales, com uma paisagem natural de grande beleza.

Essa paisagem é influenciada pela presença da barragem do Lago de Furnas, que contorna a maior parte do município, resultando num relevo acidentado, com zonas mais altas, como o Alto do Cruzeiro, de onde se tem vista panorâmica da região. O Lago de Furnas banha o município e oferece o abastecimento de água potável aos moradores. Também oferece diversas atividades de lazer, com destaque para passeios de barco e esportes aquáticos. A economia está baseada em atividades agropecuárias, com destaque para a produção de leite. A cidade também é conhecida como a “terra do biscoito” por causa da produção artesanal desse alimento. A renda anual por habitante (PIB per capita) é baixa. Segundo o IBGE, registra R$ 20.234,71, o que dá R$ 1.686,22 por mês.

lago2Referência
LAGO DE FURNAS — Conhecido como o “Mar de Minas Gerais”, a história do lago teve início no final da década de 1950, quando o então presidente Juscelino Kubitschek iniciou a construção da Hidrelétrica de Furnas. Para isso, foi feita uma barragem no Rio Grande que inundou uma área de 1.400 quilômetros quadrados, formando um dos maiores lagos artificiais do mundo. As águas do local alimentam hoje a turbina de nove hidrelétricas, além do turismo recreativo da região. No total, trinta e quatro cidades mineiras são banhadas pelo lago, que conta com 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros. O lago abriga diversas espécies de peixes, com destaque para o curimbatá, o dourado, a piapara, o pacu, o piau e a tilápia.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados