stephen hawking1Hawking

14/08/2018 — Stephen Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos, em sua casa na Inglaterra. Ele se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte do Galileu Galilei, e morreu no mesmo dia do nascimento do Albert Einstein (14 de março de 1879). No final da década de 1960, o físico ganhou fama com a teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalhou tudo no livro "Uma Breve História do Tempo", lançado em 1988.

STEPHEN WILLIAM HAWKING nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, na cidade de Oxford, Inglaterra, Reino Unido. Filho de um biólogo, desde cedo se interessou pela ciência. Entretanto, no ensino básico, embora tenha sido um bom aluno, não foi considerado “excepcional”. Na universidade, optou por estudar matemática, conflitando com o desejo do pai que o queria no curso de medicina. Nenhum dos dois.

Formou-se em física em 1962, com especialização na termodinâmica, na relatividade e na mecânica quântica. Obteve o doutorado em 1966, passando a pesquisador da faculdade de física da Universidade de Cambridge. Na década de 1980, começou a ter problemas com a doença que o acompanharia para o resto da vida. Na vida, recebeu diversos títulos honorários. Sua vida foi contada em dois documentários e dois filmes. O filme “A Teoria de Tudo”, lançado em 2014, deu o Oscar de melhor ator ao inglês Eddie Redmayne.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados