henry cavendish1Cavendish

HENRY CAVENDISH nasceu no dia 10 de outubro de 1731, na cidade de Nice, França, então Reino da Sardenha. Morreu no dia 24 de fevereiro de 1810, na cidade de Londres. Ainda criança, mudou-se com os pais para a Inglaterra, onde se naturalizou. Estudou na cidade de Harkney e na Universidade de Cambridge, mas não chegou a se formar. À renda que seu pai lhe deixou, somou-se, mais tarde, uma enorme herança deixada por um tio.

Tornou-se, então, um dos homens mais ricos do mundo, o que lhe permitiu se dedicar inteiramente às pesquisas científicas, atividade que sempre o interessou. Em 1776, publicou o livro “Ar Fictício”, no qual narra suas descobertas acerca do hidrogênio. Esse gás, que já fora previsto pelo Paracelso, foi isolado e estudado, redundando na determinação, com exatidão, do anídrico carbônico e outros gases. Dois relatórios, chamados “Experiências Sobre o Ar”, assinalaram outra descoberta do cientista: a composição da água e do ácido nítrico.

Esses trabalhos continham, ainda, observações que levariam à descoberta do argônio. Suas importantes anotações sobre a eletricidade só foram publicadas setenta anos depois da sua morte, com o título de “Pesquisas Sobre a Eletricidade”. Esses estudos haviam sido precedidos por diversos trabalhos, entre os quais o “Tentativas de Explicar Alguns dos Principais Fenômenos Elétricos Por Meio de Um Fluído Elástico”. Cavendish também determinou a densidade média da Terra. O seu nome está imortalizado no Laboratório de Física Cavendish, fundado pelo sétimo duque de Devonshire, na cidade de Cambridge.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados