13/05/2021 — O filme “Os Viciados” estreou nos cinemas americanos no dia 1.º de junho de 1971. Lançou para o estrelato não só o Al Pacino, mas também a atriz Kitty Winn. Baseada no livro do romancista James Mills, a produção faz um retrato dos viciados que transitavam na Praça Shermann em Nova York, conhecida como “parque das agulhas”. Nesse centro de drogados, a atriz vive uma moça sem-teto que se envolve com um pequeno traficante (Pacino). Em busca da estabilidade pessoal, ela acaba, porém, se tornando também uma viciada. As drogas levam o casal a total decadência. Pelo desempenho no filme, a Kitty Winn ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes.
Kitty Winn
KATHERINE TUPPER WINN nasceu no dia 21 de fevereiro de 1944 na cidade de Washington, Distrito Federal, Estados Unidos. Filha de um oficial do exército, morou durante a infância em diversos países: Alemanha, China, Índia, Inglaterra e Japão. Começou a se interessar pela carreira de atriz ainda na adolescência ao participar de peças teatrais nas escolas em que estudou. Depois de terminar o colégio, estudou atuação na Universidade de Boston. Depois de formada, juntou-se ao Conservatório Americano de Teatro, com o qual se apresentou nos palcos das maiores cidades do país.
Estreou na televisão em 1970 no telefilme “Volte Ammie, Volte”. No ano seguinte, foi convidada pelo diretor Jerry Schatzberg para viver o principal papel feminino do drama “Os Viciados”, no qual fez par romântico com o Al Pacino. Depois de outras participações medianas, voltou a se destacar em 1973 no drama de horror “O Exorcista”. O filme foi um retumbante sucesso. Fez estrondosos US$ 193 milhões nas bilheterias e, depois, passou a ser cultuado nas mídias alternativas. Também esteve na continuação “O Exorcista 2: O Herege”, lançado em 1977. Trabalhou regularmente como atriz até 1984 quando decidiu se aposentar para cuidar da família. No total na carreira registra 21 créditos.