Fernanda &
Globo de Ouro
![]() |
![]() |
05/01/2024 — A atriz Fernanda Torres foi a grande vencedora do Globo de Ouro de 2025 na categoria “melhor atriz dramática”. Ela concorreu com pesos-pesados da indústria cinematográfica, entre as quais a britânica Kate Winslet e as americanas Angelina Jolie e Nicole Kidman. É a primeira vez que a Associação dos Críticos de Cinema de Nova York premia uma atriz brasileira. A carioca levou a segunda maior láurea do cinema mundial pelo desempenho no filme “Ainda Estou Aqui”, cuja trama conta a história da família do deputado Rubens Paiva, um político assassinado pelo regime militar. A carioca interpreta com retidão a esposa do referido político nas dificuldades para criar os filhos e na luta para provar o envolvimento do regime na morte trágica do marido.
Fernanda
FERNANDA PINHEIRO TORRES nasceu no dia quinze de setembro de 1965 na cidade do Rio de Janeiro. Filha do ator Fernando Torres e da atriz Fernanda Montenegro, desde cedo esteve direcionada para a carreira artística. Mas as coisas demoraram a engrenar por causa do seu envolvimento com drogas desde a adolescência. Estreou na televisão em 1981 num pequeno papel na novela “Baila Comigo”. Em 1983, veio o papel de destaque, na minissérie “Parabéns Pra Você”. A produção, entretanto, não foi muito bem recebida pelo público por causa dos estilos de metalinguagem. No mesmo ano, estreou no cinema, com a personagem “Inocência”, no drama homônimo.
Embora ainda muito nova, foi uma das atrizes que mais trabalharam na década de 1980. No cinema, ganhou em 1986 o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, pelo desempenho no filme “Eu Sei Que Vou Te Amar”. Entre 2011 e 2014 foi a principal atração da série “Tapas & Beijos”. Em cinquenta e um episódios, viveu a protagonista Fátima, que tem um relacionamento conturbado com o namorado, o sedutor Armane, vivido pelo Vladimir Bichta. A série alcançou índices de audiência muito altos, tornando-se um dos maiores sucessos da TV Globo em todos tempos. No total na carreira são cinquenta e seis créditos. O último registros está na série cômica “Diário de Um Confinado”, cujos episódios estão disponíveis no canal GloboPlay.
Carne
Marvada
15/09/2023— O filme “A Marvada Carne” estreou nos cinemas brasileiros no dia catorze de agosto de 1985. Trouxe a Fernanda Torres então com vinte anos no papel da protagonista Carula. A personagem mora numa pequena aldeia e reza todos os dias para o Santo Antônio com o objetivo de arranjar um marido. A oportunidade aparece quando encontra o Nhô Quim, que também só pensa numa coisa: casar. Para “fisgar” o desavisado, a Carula o leva na lábia, dizendo que o pai dela, o Nhô Totó, prometeu um boi para a festa do casamento. O desempenho valeu à Fernanda Torres, o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado. O filme foi o sétimo crédito da carioca como atriz.