Varejo

11/04/2025 — Em fevereiro de 2025, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,5% frente a janeiro na série com ajuste sazonal. Em janeiro, a variação registrou alta de 0,2%. A média móvel trimestral variou 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro. Na série sem ajuste sazonal, as vendas cresceram 1,5% frente a fevereiro de 2024. O acumulado no ano carimba 2,3%. O acumulado nos últimos doze meses está em 3,6%. Em fevereiro, quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE avançaram em relação a janeiro.

Houve equilíbrio entre taxas positivas e negativas. Entre as atividades com crescimento nas vendas, destacam-se os supermercados, produtos alimentícios e bebidas (1,1%), os móveis e eletrodomésticos (0,9%), os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e os outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%). Do lado negativo ficaram as atividades dos livros, jornais, revistas e papelaria (-5,2%) e dos equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-3,2%). As vendas de calçados caíram -0,1% em fevereiro.

Comércio
& Emprego

31/03/2025 — Em fevereiro de 2025, o setor do comércio criou 46.587 novos empregos com carteira assinada. Esse é o saldo decorrente das 567.937 admissões no cofronto com as 521.350 demissões registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. O saldo positivo de fevereiro contrasta com o saldo de janeiro, mês em que o comécio fechou 51.077 vagas. No confronto com o saldo de fevereiro de 2024 (+19.738 vagas) também houve uma boa recuperação. Em 2025, no acumulado do bimestre — janeiro e fevereiro —, o saldo ainda é negativo: -4.490O comércio virou fevereiro com um estoque de 10.579.686 carteiras assinadas no CAGED.


 

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados