01Bunker
Hunt

Nasceu no dia 22 de fevereiro de 1926, na cidade de El Dorado, Arkansas, Estados Unidos. Morreu no dia 21 de outubro de 2014, na cidade de Dallas, Texas, vítima de câncer. Viveu a maior parte da sua vida na cidade de Dallas, no Texas. Era filho de um magnata do petróleo, que fundara a Placid Oil, empresa que se tornaria a maior petrolífera do mundo.

Ao assumir a empresa junto com os irmãos, desempenhou papel importante na descoberta e no desenvolvimento de novos campos de petróleo no Oriente Médio, especialmente na Líbia. Em meados de 1970, com a fortuna acumulada, tentou dominar também o mercado mundial da prata. Esse negócio, que foi rendoso por uma década, acabaria por afundar as finanças da família devido à queda do preço do metal no final da década de 1980. Além do petróleo e da prata, era um dos maiores criadores de cavalos puros sangue do mundo. Em agosto de 1980, foi tema de uma reportagem da Playboy brasileira.

A matéria tem o título de “O Homem Que Queria Toda a Prata do Mundo”. De acordo com a revista, algumas matérias tentaram descrevê-lo de todas as maneiras. Mas nenhuma imagem se lhe aplicava melhor do que a de Goldfinger (“dedo de ouro”) o arqui-inimigo do James Bond, cujo plano era assaltar o Fort Knox, onde estava boa parte de todo o ouro do mundo. Ele usou outros métodos, mas nem por isso deixou de ser o silverfinger (“dedo de prata”) enquanto o sonho durou. Ainda segundo a Playboy, ele era um personagem que dificilmente seria inventado por um romancista. Ele acreditava que as regras aplicadas às pessoas comuns não lhe diziam respeito. Não fumava, não jogava, não bebia. Preferia ficar no seu escritório transando negócios que o faziam ganhar bilhões de dólares num piscar de olhos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados