infernoInferno

11/02/2022 — A Companhia das Letras está encaminhando para as livrarias a obra “Inferno”. Trata-se da primeira parte da “Divina Comédia” do italiano Dante Alighieri. A trama mostra uma viagem às profundezas, para onde foram condenados os que não agiram de acordo com a ética cristã. O poeta romano Virgílio é o responsável por guiar o Dante nesse trajeto. Conta-se a história de uma alma cristã que parte da consciência do pecado, passa pela purificação interior e chega à visão de Deus. A edição conta com gravuras do Evandro Carlos Jardim, com imagens impactantes para o melhor entendimento da narrativa. O “A Divina Comédia” foi lançado originalmente entre 1304 e 1321.

ft1Dante
DANTE ALIGHIERI nasceu no dia 1.º de junho de 1265 na cidade de Florença, Região da Toscana, Itália. Morreu no dia 14 de setembro de 1321 na cidade de Ravenna. A família dele, descendente do guerreiro Cacciaguida, possuía prestígio. Isso lhe valeu educação esmerada, sob orientação do filósofo e retórico Brunetto Latini, um dos membros do conselho da comuna de Florença. Foi na juventude que despertou o interesse pelas ciências da época. Jamais deixou de participar ativamente da sociedade, permanecendo sempre em contato com todos os aspectos da vida florentina.

Em 1301, por ter manifestado oposição ao então papa Bonifácio 8.º, recebeu a condenação de banimento da cidade natal. No exílio, escreveu a primeira obra. No livro “O Banquete” convida para a mesa da sabedoria todos os que têm sede de saber. Escrita em italiano entre 1304 e 1307 é considerada uma verdadeira obra de vulgarização da cultura. Deixou diversas obras escritas, com destaque para a “A Vida Nova” de 1294. Mas a obra-prima dele é mesmo a “A Divina Comédia”. O livro foi dividido em três partes: “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”. Com o tempo, tornou-se um clássico da literatura universal, traduzido em quase todos os países do planeta. O “A Divina Comédia” recebeu diversas adaptações para o cinema e a televisão.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados