o poderoso chefao1Chefão

23/11/2020 — Já está nas livrarias mais uma edição da obra “O Poderoso Chefão”, do americano Mário Puzo. Lançado originalmente em 1969, o livro vendeu mais de dez milhões de cópias ao redor do mundo em apenas dois anos. Por isso, foi adaptado para o cinema em 1972, transformando-se num estrondoso sucesso de bilheteria. A trama apresenta o Vito Corleone, o poderoso chefe de uma família de mafiosos de Nova York. De origem siciliana, o personagem é cruel e implacável com os inimigos. Com a família, porém, mostra-se gentil e afetuoso. O texto acompanha a vida do “Dom Vito” desde que ele deixou a Sícilia até os preparativos para a “aposentadoria”. Para isso, terá de preparar os filhos para a administração dos “negócios”. O livro da Editora Record tem preço sugerido de R$ 89,90.

20201123Mario Puzo
MARIO GIANLUIGI PUZO nasceu no dia 15 de outubro de 1920 na Ilha de Manhattan, cidade de Nova York, Estados Unidos. Morreu no dia dois de julho de 1999 na Baía Shore, Condado de Suffolk. Filho de imigrantes italianos, criou-se num bairro pobre e violento. Desde cedo, desenvolveu o gosto pela literatura ao frequentar as bibliotecas públicas da ilha natal. Ao atingir a idade adulta entrou na Força Aérea dos Estados Unidos. Nessa condição, participou da Segunda Guerra Mundial. Depois da carreira militar, graduou-se em literatura na Universidade de ColúmbiaComeçou a escrever profissionalmente em 1950.

Na revista Vanguarda Americana publicou o primeiro conto intitulado “O Último Natal”. Cinco anos depois lançou o “A Guerra Suja”, vigoroso romance sobre um veterano de guerra, ambientado num país em paz. Embora muito bem recebido pela crítica, o livro passou despercebido do grande público. Em 1965, escreveu “O Imigrante Feliz”, com idêntico resultado. Até que surgiu uma oferta irrecusável: um adiantamento de cinco mil dólares para escrever um livro sobre a Máfia. O resultado foi o “O Poderoso Chefão”, lançado em 1969. Uma nova vida abriu-se, assim, para ele. Narrando a emocionante e violenta história do Don Vito Corleone, um dos chefes da Máfia, o romance o transformou numa celebridade literária. No total, deixou doze romances escritos, com destaque, ainda, para o “Os Bórgias” sobre a vida do papa Alexandre VI.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados