alcioneu ft1Alcioneu

Gigante que atacou a comitiva do Héracles (Hércules para os romanos) quanto este atravessava o Istmo de Corinto com os bois do Gerião. Com uma pedra, matou 24 acompanhantes do herói, mas acabou sendo por este esmagado. Os gigantes erams seres enormes, nascidos da fecundação da Reia (Terra) pelo sangue do Urano (Céu). Possuíam espessa cabeleira, barba hirsuta e corpo terminado em cauda de serpente. Embora de origem divina, eram mortais. Decididos a destronar o Zeus (Júpiter), os gigantes declararam guerra ao deus supremo. Enquanto alguns autores situam a luta entre os deuses olímpicos e os Gigantes na Península de Palena, na Macedônia, outros colocam-na na Arcádia, às margens do Rio Alfeu. O Alcioneu não estava na casta dos principais gigantes.

HÉRACLES — Filho do Zeus com a mortal Alcmena. Conta a lenda que, apaixonado pela rainha de Argos, o deus supremo transmutou-se em vento, invadiu o leito da amada e, com ela, passou uma noite de amor. Dessa união, nasceu o herói, o qual iria ajudar os próprios deuses, na luta contra os Gigantes, para a confirmação do poder deles na Terra. A história já foi contada de várias maneiras. Uma delas está no filme “A Lenda do Hércules”, lançado em 2014, com direção do cineasta Renny Harlin. Por essa vertente, a própria deusa Hera, esposa do Zeus, teria instado a rainha a aceitar a transa com o deus, tendo em vista que desta união nasceria um ser destinado a trazer a paz para a cidade de Argos.

ISTMO DE CORINTO — Estreita faixa de terra que liga a Península do Peloponeso à parte continental da Grécia, perto da cidade de Corinto. A cidade foi uma das mais florescentes da Antiguidade Clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o Período Arcaico da história grega. Desde aqueles tempos, experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, o que trouxe benefícios sobre as artes (principalmente seus vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral, bem como a acumulação de riquezas pela aristocracia local. Contudo, no final dessa fase áurea, a cidade foi governada por um tirano denominado Cípselo, provavelmente entre 657 a.C. e 625 a.C., quando iniciou-se um curto período de expansionismo em que foram fundadas colônias no noroeste da Grécia.

GERIÃO — Gigante, filho do Crisaor e da Calírroe. Possuia três cabeças e corpo tríplice até a altura dos quadris. Morava na Ilha de Eritreia, no Extremo Ocidente, onde tinha um enorme rebanho de bois, guardados pelo pastor Euritião e pelo cão Ortro. Cumprindo um dos seus doze trabalhos, o Herácles (Hércules) foi incumbido de ir buscar esse rebanho. Ao fim da acidentada viagem, o herói chegou à Eritreia, matou o pastor e o cão e se apropriou dos bois. Avisado, o gigante acorreu para reaver a sua manada, mas foi morto a flechadas pelo Héracles. Os animais, depois, foram sacrificados em honra da deusa Hera (Juno para os romanos).

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados