Rose
ROSE MARY ALMANZA nasceu no dia treze de julho de 1992 na cidade de Camagüey na província homônima em Cuba. Começou a se interessar pelo atletismo na escola em que estudou o secundário. Nas competições escolares chamou a atenção dos técnicos. Logo incluiu-se entre as melhores atletas do país na modalidade dos 800 metros. Foi nessa modalidade que faturou em 2009 a primeira medalha de ouro da carreira no Campeonato Pan-Americano Júnior, evento realizado na cidade de Porto de Espanha em Trinidad e Tobago.
No mesmo ano — e na mesma modalidade — ganhou a medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano de São Fernando na Espanha e ficou com o quarto lugar no Campeonato Mundial da Juventude de Bressanone na Itália. Já na fase adulta conquistou em 2012 a medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano de Barquisimeto na Venezuela. Em 2014 fez a festa no Festival Pan-Americano da Cidade do México e nos Jogos da América Central e do Caribe, eventos realizados na cidade de Xalapa no México. Conquistou duas medalhas de ouro.
Embora os resultados regionais a tenham credenciado para os Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro, não conseguiu bom desempenho na competição. Ficou apenas com o vigésimo sexto lugar na classificação geral. Recuperou-se no ano seguinte com a medalha de ouro na Universíade da cidade de Taipei em Taiwan. Em 2018 faturou três ouros nos Jogos da América Central e do Caribe nos 800, nos 1.500 e no revezamento 4 x 400 metros. Em 2019 ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima do Peru. Esteve nos Jogos Olímpicos do Japão em 2021. Ajudou a equipe do país a conquistar o oitavo lugar nos 4 x 100 metros.