Aberto
da Austrália

australia2631/01/2026 — Algoz da Aryna Sabalenka na final do WTA Finals de 2025, a Elena Rybakina venceu novamente a líder do ranking mundial, dessa vez para ser campeã do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada. A tenista do Cazaquistão conseguiu o décimo segundo troféu da carreira com uma virada emocionante no último set. Ela manteve a calma quando perdia por três a zero na terceira parcial e ainda conseguiu um ace no último ponto para bater a belarussa por dois sets a um, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.

O confronto durou 2h18min. Para chegar ao título, a Rybakina passou pela eslovena Kaja Juvan na primeira rodada, pela russa Warvara Gracheva na segunda rodada, pela tcheca Tereza Valentova na terceira rodada, pela belga Elise Mertens na quarta rodada, pela polonesa Iga Swiatek nas quartas de final e pela americana Jessica Pegula na semifinal. Na final, como já se viu, a “vítima” foi a bielorrusa Sabalenka. Além do troféu, a russa engordou a conta bancária em US$ 2,790 milhões. Com o desempenho na Austrália virou o início do ano na posição número três no ranking mundial.

Elena

ELENA ANDREYEVNA RYBAKINA nasceu no dia 17 de junho de 1999 na cidade de Moscou, capital da Rússia. Começou a praticar esportes ainda criança. Originalmente, o interesse era para a ginástica artística e para a patinação no gelo. Mas como era muito alta para esses esportes, o pai a redirecionou para o tênis. Com dez anos de idade, passou a defender as cores do Dynamo Esporte Clube, um dos mais tradicionais da capital russa. Orientada por ex-jogadores de sucesso, treinou intensamente até os 15 anos. Em 2015, filiou-se à Associação das Tenistas Profissionais. Antes do Wimbledon 2022, venceu o WTA de Bucareste na Romênia em 2019 e o de Hobart na Austrália em 2020. No total na carreira estima-se que tenha amealhado US$ 24,4 milhões em prêmios.

01 03 02

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados